“São quase quatro meses de chuvas ininterruptas e o chão está derretendo como sorvete.” Governador Luiz Henrique da Silveira

A DEFESA CIVIL comunica que o perigo de deslizamento continua por mais 10 dias no mínimo, as áreas com risco ainda são muitas em todo Litoral Catarinense.
Aqui da pra ter uma idéia ‘superficial’ da situação, e se não tenham condições psicologicas sustentável não vejam os relatos e fotos enviadas por pessoas que estão no local.
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/sos-sc/home

A situação aqui é desesperadora, caótica, a terra está ‘derretendo’, pessoas são soterradas vivas, outros corpos encontrados boiando, os números de mortes e apenas os confirmados e identificados, a dimensão desta catástrofe só poderá ter uma avaliação segura creio que após uns 6 meses, os relatos e telefonemas pedindo ajuda e socorro, comida e água impressionam.

Não se fiem pela imprensa, até por questões éticas estão impossibilitadas de divulgar algumas imagens e informações.

Várias montanhas desapareceram, a geografia do litoral catarinense não é mais a mesma, a pior de todas aproximadamente entre Ilhota e Luiz Alves, chamado Morro do Baú, uma montanha com 700mt de altura, praticamente não existe mais. Neste local já retiram mais de 1200 pessoas e outras 1000 ainda estão lá , mais de 5 dias sem , água , luz, comida, só com roupas do corpo, e são a prioridade dos bombeiros agora, muitos bombeiros heróicos estão no local apesar de temerem por suas próprias vidas. Ontem conseguiram por rappel deixar alimentos e água e -/+ 50 bombeiros para ajudar quem ainda não pode ser resgatado. Pois no local ainda chove e os avióes e helicpts não podem sobrevoar a região, pousar nem pensar.

O pior de tudo é não ter notícia das pessoas, que estão sem comunicação, a maioria dos telefones não funciona, ou por falta da rede ou por falta do próprio aparelho destruidos.

A situação é realmente ….sem palavras para expressar, acho que nosso vocabulário não existe tal palavra….

Vai se recuperar? vai sim, mas é ilusão pensar que por  ‘já ter passado por isso’, ou por outras enchentes é o mesmo agora, o que acontece aqui é infinitamente mais grave e sem precedentes na história, não apenas de SC, mas do país.

Mais de 172 mil pessoas ainda estão sem luz em SC

Governador decreta luto oficial por três dias em SC a partir desta Quinta 27-11-2008

Dez municípios estão em estado de calamidade pública

www.defesacivil.sc.gov.br

~ por arauto do futuro em novembro 27, 2008 quinta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s