A CRONOLOGIA DA TRAGÉDIA ANUNCIADA

DO BLOG ” A POLÍTICA COMO ELA É, aqui em Santa Catarina

A cronologia da tragédia


[Os pontos vermelhos indicam deslizamentos e desmoronamentos. Clique aqui para ampliar]

O blog vai percorrer as ações da Epagri/Ciram (que faz a previsão do tempo), da Defesa Civil e do Governo de SC, entre os dias 16 e 23 de novembro.

A idéia é ver de que forma os órgãos públicos lidaram com a informação meteorológica disponível.
_________

16/nov/dom – Epagri/Ciram: durante esta semana, este sistema de alta pressão ficará na costa da região sul, favorecendo a entrada de umidade no Litoral, atingindo também o Vale do Itajaí e o Planalto Norte … deve se intensificar de quarta para a quinta-feira…

17/nov/seg – Epagri/Ciram: … esta circulação deve se intensificar entre a quarta e a sexta-feira … com previsão de chuva mais significativa e persistente entre a quinta e sexta-feira, com possibilidades de alagamentos e deslizamentos.

18/nov/ter – Defesa Civil: … as constantes chuvas elevaram o nível da Barragem Norte, e deixaram ilhadas as aldeias da reserva Duque de Caxias, em José Boiteux.

18/nov/ter: Epagri/Ciram: Entre quinta-feira e sábado retorna o risco de alagamentos e deslizamentos no Litoral e Vale do Itajaí.

19/nov/qua – Epagri/Ciram: os meteorologistas identificam previsão de 100mm de chuva diária (área em azul) para o Litoral Norte e regiões do Vale do Itajaí, de quarta a domingo.


n

19/nov/qua – Defesa Civil entrega ambulância para bombeiros de Santo Amaro da Imperatriz … a viatura foi entregue pelo secretário da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, e pelo diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.


n

21/nov/sex – Epagri/Ciram: … em vista dos valores de chuva que estavam ocorrendo e o que ainda estava previsto para cair, foi repassado siatuação de Alerta Máximo por telefone ao major Márcio Luiz Alves, da Defesa Civil, de pontuais de chuva a 100mm a cada 24h, se estendendo até domingo.

21/nov/sex – Defesa Civil: … como a previsão é de mais chuva e o solo está encharcado, o número de decretos e de municípios com registro de problemas poderá aumentar. São mais de 15 semanas com chuva, sem tempo para absorção da água.

21/nov/sex – O governador, na reunião do Consult: “reuni as secretarias de Planejamento, Administração e Fazenda para avaliarmos o cenário desta crise [financeira global], que é mais profunda do que imaginávamos no início. Vamos fazer de tudo em termos de medida de racionalização, com o objetivo de pagar a folha em dia”.


n

22/nov/sab – Defesa Civil: diversos municípios do Litoral estão apresentando problemas… o alerta é para riscos de deslizamentos e alagamentos … a atenção da população para que evite o trânsito nos locais alagados e fique atenta a qualquer sinal de deslizamento.

22/nov/sab – O governo decidiu, após reunião do secretariado estadual, decretar situação de emergência no Estado e convocou o Grupo de Ações Coordenadas, composto por um representante de cada secretaria, sob comando da Defesa Civil.

23/nov/dom – Defesa Civil: 08:20 – Alarme: enchentes no Vale. A situação ainda é considerada crítica pela Defesa Civil, que já contabiliza 4.388 desabrigados e desalojados e oito mortes confirmadas. Na manhã deste domingo o departamento emite um alarme para Blumenau e todo o Vale do Itajaí.

Leia mais aqui.
___________

As meteorologistas Gilsânia Cruz e Claudia Camargo publicaram um artigo sobre o papel da Epagri/Ciram no episódio. Segundo elas:

– … ao considerar este caso como um evento raro de extremo de chuva, superando diferentes recordes, os modelos numéricos de previsão do tempo utilizados no Brasil, ainda não conseguem quantificar com grande precisão os volumes de chuva.

– … pode se ter uma idéia que vai chover muito em uma determinada região, mas não precisar com exatidão o volume que irá ocorrer e o município em específico. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Leia mais aqui.
___________

Na segunda-feira, 17, a Epagri/Ciram alertou sobre riscos “alagamentos e deslizamentos”. Um dia depois, renovou o alerta.

Na quarta-feira, 19, a Epagri/Ciram previu chuvas de até 100mm até 23, domingo, em áreas do Vale do Itajaí e litoral Norte.

Dois dias depois, na sexta-feira, 21, a Epagri/Ciram emitiu “alerta máximo”.

No sábado, cinco dias depois do primeiro alerta, o Governo decretou situação de emergência.

E somente no domingo, quando a tragédia acontecia, a Defesa Civil emitiu alarme para Blumenau e Vale do Itajaí.

Já era tarde para prevenir. Havia que socorrer as vítimas.

~ por arauto do futuro em dezembro 4, 2008 quinta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s