Pesquisadores usam Ciclo Solar para Prever Flutuações nas Chuvas Tropicais
NewswireToday – /newswire/ – Melbourne, Australia, 12/02/2008 –
O campo magnético do Sol pode ter um impacto importante sobre a atmosfera e os parâmetros climáticos na Austrália e outros países nos hemisférios norte e sul.
Segundo um estudo no Geographical Research publicado por Wiley-Blackwell, as secas na Austrália oriental estão relacionadas às fases magnéticas solares e não ao efeito greenhouse.
O estudo intitulado “Análise Exploratória das Similaridades nas Fases Magnéticas do Ciclo Solar com o Índice Sul de Flutuação na Austrália Oriental” usa dados de 1876 até o presente para examinar a correlação entre os ciclos solares e a chuva tropical extrema na Austrália.
Ele descobre que o Índice de Oscilação Sul (SOI) – o instrumento básico para prever variações nos padroes globais e oceanicos – e as flutuações de chuva tropical registradas pela última década são similares aquelas em 1914-1924.
O Autor Professor Robert G. V. Baker da Escola de Estudos Ambientais, Universidade da Nova Inglaterra, Austrália, diz: “As interações entre a direcionalidade dos campos magnéticos do Sol e da Terra, a incidência de radiação ultravioleta sobre o Pacífico Tropical, e as mudanças nas temperaturas da Superfície do mar com cobertura de nuvens, podem contribuir para a explicação das mudanças substanciais no SOI das flutuações do ciclo solar. Se os ciclos solares continuam a mostrar valores relativos aos padrões climáticos, há o potencial para uma previsão mais acurada para 2010 e possivelmente além. “
A associação SOI-solar tem sido investigada recentemente devido ao aumentado interesse no relacionamento entre os ciclos solares e o clima. A aplicação solar oferece o potencial para a previsão a loingo prazo do comportamento SOI e associadas variações nas chuvas tropicais já que a quase periodicidade na atividade solar resulta em um um esperado ciclo de situações e fases que não são eventos aleatórios.
O Professor Baker acrescenta: “Esta descoberta pode substancialmente avançar a previsão por meses a décadas. Ela deve resultar em um gerenciamento a longo prazo muito melhor da produção agrícola e recursos de água, nas áreas onde as chuvas tropicais estão correlacionadas aos eventos do SOI e El Niño (ENSO).”
Este trabalho foi publicado na publicação de dezembro de Geographical Research Vol. 46 Issue 4.
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
O DIA EM QUE A ‘TERRA BRASILIS’ PAROU… « Arauto do Futuro said this on novembro 12, 2009 quinta-feira às 00:29 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
‘Aquecimento Global é terrorismo climático” « Arauto do Futuro said this on dezembro 3, 2009 quinta-feira às 18:20 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
O escândalo cientificista « Arauto do Futuro said this on dezembro 3, 2009 quinta-feira às 23:21 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
“Not Evil Just Wrong” « Arauto do Futuro said this on dezembro 3, 2009 quinta-feira às 23:32 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
Buraco na camada de ozônio – O vilão que virou mocinho… « Arauto do Futuro said this on dezembro 5, 2009 sábado às 02:39 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
Climategate no Jornal Nacional. « Arauto do Futuro said this on dezembro 7, 2009 segunda-feira às 18:48 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
Comentários em COP15-2009 « Arauto do Futuro said this on dezembro 7, 2009 segunda-feira às 22:46 |
[…] Ciclo Solar e Chuvas Tropicais […]
Climategate: O sequestro do Movimento Ecologista e sua Reconquista. « Arauto do Futuro said this on dezembro 9, 2009 quarta-feira às 01:31 |