VIRTUDES

Ku Biten Musha.

As 9 virtudes do guerreiro.

As 9 virtudes são em parte baseadas no Bushido, e devem se expressar na vida cotidiana, é seu uso algo de imprescindível importância na prática das Artes Marciais. Todo artista Marcial deve ter conhecimento e prática delas, mostrando um coração limpo e valoroso.

Autodomínio: O controle sobre nossas paixões e emoções ante as circunstancias e adversidades do destino é uma virtude que só grandes homens podem possuir, a temperança deve ser como a sombra do guerreiro em todo momento, expressando um rosto e ação imperturbável; aquele que não tem controle sobre si mesmo cairá sobre seu próprio peso. O primeiro passo para ser invencível é o de conhecer-se e controlar-se a si mesmo.

Retidão: Ser um homem honesto e franco. Nosso caminho será em todo momento o correto e justo, como nosso comportamento e nossas ações, inclusive nos momentos mais difíceis e críticos devemos ter a inteireza de seguir defendendo o que é verdadeiro e está de parte da razão; só os covardes usam as mentiras e as calúnias, por isso, o homem reto é também um homem de valor.

Lealdade: Um homem fiel é algo que merece toda a confiança e respeito do mundo. A lealdade consiste em ser fiel a todo compromisso, idéia, cargo ou pessoa em agradecimento pela confiança e o respeito da outra pessoa. A lealdade é digna de um verdadeiro homem, esta passa qualquer obstáculo que se interponha, seu compromisso é seu dever e sua responsabilidade; sua promessa é sua marca e deverá segui-la até o final.

Valor: Todo o mundo sente o medo em seu corpo, porém só as pessoas com um coração valoroso são as que afrontam este sentimento com coragem e valentia. Um homem de valor não se deixa influenciar pelas circunstâncias, se mantêm sereno e toma as decisões com bom juízo. O valor não consiste em afrontar obstáculos sem sentido, estúpidos ou que não leva a nenhum objetivo que mereça a pena, o valor nascerá de um sentido correto e adequado à situação, sendo modesto em qualquer ato heróico que realizemos.

Honra: É a virtude que leva a pessoa a seguir um código moral ou ético sem quebrantá-lo; a honra é algo que perdura mais que a vida, por isso um homem de honra é um homem digno que contribui a ser honesto e puro, realizando atos irrepreensíveis, impecáveis.


Cortesia:
Os atos, gestos e palavras corteses são uma virtude que expressam o respeito para os demais e teu valor ético e pessoal, muito se consegue com ela e pouco custa usá-la; a cortesia e educação devem estar presente sempre, inclusive para as pessoas que não sabem apreciá-la; trata aos demais como tu quer ser tratado.


Benevolência:
Não por ser um guerreiro se é um selvagem sem escrúpulos; o guerreiro deve de ser humilde compassivo e bondoso com todos os seres, perdoando a todos, inclusive ao pior inimigo.

Vontade: Se não há vontade no coração nada conseguimos, se não há constância nada perdura; um homem com vontade é um homem que pode conseguir qualquer coisa, para todas as coisas é importante ter um espírito persistente e que não se lance atrás do que não valha a pena. Tudo se consegue e todo tem seu prêmio, a vontade o busca, a perseverança o encontra.

Sabedoria: Nem tudo és questão de substância e conhecimentos, também é necessário saber utilizar cada coisa em seu momento e da forma adequada, aí é onde está a inteligência, pois a sabedoria é inteligência e conhecimento, saber manejar nossos conhecimentos e adaptá-los as circunstâncias da melhor forma.

~ por arauto do futuro em janeiro 1, 2009 quinta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s