Fraude científica

O que mais assusta é saber que não é a única Fraude existente na área médico/científica ao longo de muitos anos, patrocinada por coorporações, indústrias, empresas que lucram muito com a produção  vendida em “drogarias” …

15/03/200900h00

Fraude de importante cientista

atinge comunidade médica

da France Presse

Um famoso anestesista, cujas pesquisas sobre tratamento antidor tiveram impacto mundial, falsificou dados durante mais de uma década, denunciou neste sábado um hospital onde ele trabalhou.

O médico Scott Reuben, que atua em Massachusetts, foi acusado de publicar ao menos 21 trabalhos científicos falsos, dentre os quais se incluem testes com medicamentos de uma empresa farmacêutica.

“Os documentos continham dados fabricados, que foram completamente inventados pelo doutor Reuben”, disse Jane Albert, porta-voz do Centro Médico Baystate, onde o anestesista trabalhava.

Se as acusações forem confirmadas, esse será um dos maiores casos de fraude científica registrados, com duração de uma década e dezenas de artigos falsos publicados.

Segundo a revista “Anesthesia & Analgesia”, ao menos 21 artigos publicados desde 1996 foram questionados.

O diretor da publicação, Steven Shafer, disse que a descoberta da fraude poderia prejudicar a profissão. “Os médicos têm usado suas descobertas (de Reuben) frequentemente. Essas revelações têm um grande impacto”.

Não obstante, segundo a porta-voz do hospital, não terem sido registrados danos em pacientes, Shafer não descartou que isso possa ocorrer.

“Temos que estar atentos para possíveis danos em pacientes. Não há risco zero”. Reuben, de 50 anos, é um grande defensor dos medicamentos anti-inflamatórios conhecidos como COX, que supostamente reduzem as dores produzidas em cirurgias e o uso de medicamentos que causam dependência, como a morfina.

O hospital Baystate suspendeu o médico por ao menos 10 anos.

via Folha Online – Ciência – Fraude de importante cientista atinge comunidade médica – 15/03/2009.

~ por arauto do futuro em março 17, 2009 terça-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s