Mínimo solar

Com informações da Apolo11.com

21/04/2009 – 10h24

Sol passa por sua mais baixa atividade

e intriga estudiosos

Da Redação

O Sol está passando por um período de baixa atividade e isso vem chamando atenção dos astrônomos. É quase um século praticamente sem explosões na atmosfera e emitindo poucas chamas. Foto: Imagem do disco solar feita pelo telescópio espacial Soho em 21 de abril de 2009 mostra a total ausência de manchas solares. Crédito: Soho/Apolo11.comNormalmente, o astro passa por ciclos de atividade de 11 anos e durante o pico adquire uma atmosfera efervescente lançando chamas e partículas gasosas super quentes. Após esse pico, a atividade solar tem naturalmente uma queda.

O que tem deixado os astrônomos intrigados é que depois de uma temporada de calmaria, esperava-se que o sol aumentasse de novo sua atividade no ano passado. Mas em vez disso, sua atividade está extremamente baixa.

A pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades de manchas solares também são as menores dos últimos 100 anos.

As razões para esse comportamento ainda não estão muito claras e não se sabe quando a atividade do sol vai voltar ao normal, é o que diz a professora Louise Hara, do University College London. “Não há sinais de que ele esteja saindo deste período”, afirma Hara.

Em meados do século 17, um período de calmaria, conhecido como Maunder Minimum durou 70 anos. Alguns especialistas sugerem que um esfriamento semelhante do sol poderia compensar os efeitos atuais das mudanças climáticas.

Outros cientistas não veem essa relação. O professor Mike Lockwood, da Universidade de Southhampton, demonstrou em um estudo que a atividade do sol vinha decrescendo gradualmente desde 1985, mas que as temperaturas globais continuavam subindo no mesmo intervalo.

Foto: Imagem do disco solar feita pelo telescópio espacial Soho em 21 de abril de 2009 mostra a total ausência de manchas solares. Crédito: Soho/Apolo11.com

Link Permanente
http://www.apolo11.com/notasenoticias.php?posic=dat_20090421-102444.inc

Com informações da MetSul:

Mínimo solar ainda não teria sido atingido

Autor: Eugenio Hackbart
Publicado em 19/04/2009 16:16

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Leia artigo anterior: CALMARIA NO SOL• Abril 3, 2009 Sexta-Feira

Leia também interessante artigo em outro blog (link atualizado em 06-06-2009) :   Sol: onde estão as manchas solares afinal?

~ por arauto do futuro em abril 20, 2009 segunda-feira.

8 Respostas to “Mínimo solar”

  1. A melhor hipótese é a de que o baixo nível de atividade solar é o prenúncio de um período contrário. Estaríamos no que chamamos “a calmaria antes da tempestade”. E a previsão é que o pico de atividade solar será em 2012, o que reforça as teorias de que algo muito forte acontecerá no nosso planeta naquele ano.

  2. As evidências estão aí. As mudanças estão acontecendo lentamente e ao mesmo tempo numa velocidade que somente os atentos para elas conseguem perceber.

  3. Jesus está voltando! Venha PAI !!!!

  4. Ai, ai…. tinha que ter um pra lembrar de JC e sua turma …

  5. mm.. attractive ))

  6. Meu caro, nós mudamos o endereço do blog para http://www.eternosaprendizes.com.

    Segue novo link para o artigo sobre o Sol

    Sol: onde estão as manchas solares afinal?

    http://eternosaprendizes.com/2009/04/03/sol-onde-estao-as-manchas-solares-afinal/

    Grato.
    ROCA

  7. […] Mínimo solar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s