Coletores menstruais

coletores menstruais

Repasso aqui um post do blog Gang do Hipertexto para as meninas (e meninos mesmo que não lhes seja útil diretamente) uma lúcida informação sobre os “coletores menstruais” uma novidade nem tão nova assim, que vai mudar sua maneira de encarar os “ciclos de lua”.  Não troco por nada, além de saber que absorventes internos ou não vendidos no mercado aumentam vertiginosamente o fluxo menstrual ( afinal as empresas só visam lucros e precisam vender mais né? ) causam graves problemas a saúde da mulher, e que geralmente não são relacionados aos absorventes.  Bom, o artigo é maravilhoso , muito bem escrito e fala por si. Em épocas de cuidados com o ambiente, vale a dica. Desfrutem!

Sangue

Olá! Volto hoje, depois de todo esse tempo, com um post que interessa principalmente às mulheres, mas que de certa forma afeta a todos nós. Esse post já está na minha cabeça há meses, mas acabei deixando ele mais para a frente. Bem, nojentinhos e nojentinhas, abram suas cabeças, relaxem no sofá e preparem-se para ler, pois qui apresento-lhes o Menstrual Cup, ou como é chamado no Brasil, Copo Menstrual ou Coletor Menstrual (daqui para a frente, só chamado de “cup”).

Para comerçar: o que me fez lembrar deste post não escrito foi um texto publicado em um blog da Revista Época, que falava do Cup. O texto foi mal apurado. Desculpe-me, colega jornalista, mas é verdade. Fala de forma parcial e simples demais de algo que não foi testado pela autora. Ela se explica nos comentários; aquela não foi a intenção. Mas mais cuidado da próxima vez.

Além da falta de apuração, o que mais me impressionou foram os comentários: nunca vi tanta gente fechada em um só lugar. E, como se não fosse o suficiente, mal-educada.

Mas pois bem, vamos ao que interessa. Eu uso o cup há mais ou menos 8 meses. Eu o descobri na comunidade DIY For Vixens do Orkut e logo de cara achei uma boa idéia. Hoje, não troco por absorventes nunca mais. Agora, você se pergunta: “Mas o que diabos é isso, Poodle? Copo? Que loucura!”. O cup é uma alternativa aos absorventes descartáveis que usamos hoje e apresenta uma infinidade de vantagens. Ele é um copinho feito de silicone reutilizável que é inserido no canal vaginal e coleta o sangue no lugar de absorvê-lo. O sangue é derramado no vaso sanitário, o copo é sanitizado e reinserido.

Ei-lo. O Menstrual Cup.

Muita gente tem nojinho. Nojinho totalmente sem razão! (esse é meu blog e não depende de nenhuma empresa jornalística; posso ser o quão parcial eu quiser.). As pessoas que falam mal dele sem nem pesquisar têm muitos argumentos! Vamos a eles (na sua maioria retirados dos comentários do texto citado no começo do post e de posts em comunidades do orkut):

– É anti-higiênico! Imagina lavar isso na pia???: O cup é muito higiênico. Você não PRECISA lavar na pia. Pode lavar em qualquer lugar. Caso esteja em um banheiro público, pode usar uma garrafinha de água enquanto está no vaso e lavá-lo alí mesmo. Entre um ciclo e outro ele é fervido com a intenção de ser esterelizado, além de poder ser lavado todos os dias com água quente, no banho, por exemplo. Além disso, é difícil ter que lavar ele em um banheiro público, já que ele pode ser usado por até 12h.

Deve ser desconfortável! Se OB já é desconfortável e é pequenininho, imagina esse copo aí?: Bem, para começar, o OB é feito de material absorvente, que suga a umidade do canal vaginal, causando uma sensação de rasgo quando é inserido ou retirado. Além disso, ele fica bem pra cima no canal. O cup fica na entrada do canal, com apenas um pequeno cabinho para fora. Ele é feito de silicone, o que garante que a umidade natural da vagina não será perdida. O mesmo fator garante que ele se moldará às suas curvas internas, garantindo o conforto. Não se sente o cup quando colocado corretamente.

– Mas é nojento reutilizar; será que não causa a proliferação de bactérias?: absorventes externos são colônias horrendas de bactérias. A proliferação acontece quando o sangue entra em contato com o ar e oxida. A mesma coisa com os internos: são colônias; mesmo estando dentro de você o sangue oxida. Com o cup, um selamento é formado na hora da colocação e o sangue permanece sem entrar em contato com o ar, o que, além de impedir as bactérias de se proliferarem tanto, mantém o sangue sem cheiro. É, alguns também dizem que o sangue menstrual fede. Sangue que fica em contato com o ar fede. O coletado com o cup não!

– Mas e na hora de tirar? Eu vou me sujar toda!: Não vai, não. Depois que se pega a prática, a inserção e retirada ficam muito fáceis.

– Mas é muito grande! Eu não vou enfiar isso na minha b****a! Vai me alargar toda! (sim, com essa linguagem mesmo): Olha, querida, se você nunca teve nada da largura do cup enfiado no seu canal vaginal, ou você é virgem ou… bem… eu tenho muita pena de você.

– Que idiota isso! Só pode ser idéia de um homem sem noção!: Bem, na verdade ele foi patenteado por uma americana, mulher, chamda Leona Chalmers… o que nos leva ao nosso próximo argumento.

– Essas novidades “verdes” nojentas vão nos levar de volta à idade da pedra; que voltemos aos paninhos da vovó então, já que temos que lavar essa coisa: o cup não é novidade, ele foi patenteado nos anos 1930. Ele só não decolou porque era feito de látex e muita gente tinha alergia a látex. Além disso, havia um certo tabu quanto a enfiar coisas… hehehe hipocrisia é pouco, non?

– Mas que nojo! Sangue menstrual é sujo! Vai pegar em mim! Eca!: sangue menstrual não é sujo! É apenas sangue como qualquer outro. Incrível como as pessoas tomam porres homéricos, vomitam, caem de cara no vômito e depois riem da coisa. Ou como a gente coloca os papéis usados numa latinha do lado do vaso que fica lá um dia inteiro. Ou como a gente limpa a bunda dos bebês. Ou como a gente faz SEXO! Como a gente faz sexo oral! Como a gente beija na boca, entrando em contato mais do que direto com secreções dos outros! Mas sangue? Sangue, não! Sangue é nojento! Ainda mais o meu próprio! Imagina isso!

– Mas não é nada prático! Imagina ter que lavar essa coisa o tempo todo!: como eu disse antes ele pode ser usado por até 12h e nunca foi relacionado à Síndrome do Choque Tóxico, doença rara, mas que pode ser fatal, relacionada ao uso de absorventes internos por tempo prolongado. Então é só lavar 2 vezes por dia.

– Mas meu fluxo é imenso! Vai transbordar!: colocado corretamente, o cup não vaza. Mesmo. Além disso, os absorventes dão a idéia de que temos um fluxo muito maior do que realmente é; eles têm pouca capacidade de absorção e por isso têm de ser trocados com frequência. Ao usar o cup você vai ver que o nível do seu fluxo, em 12h, não poderia transbordar o cup. Dito isto, acredito que os absorventes são menos práticos.

“One Girl, Two Cups”: Vídeo que fala quase tudo sobre o Cup. O título é uma bem-pensada brincadeirinha com o conhecido “Two Girls, One Cup”, já citado por mim aqui no blog.

Ufa! Bem, além de todas essas coisas, o cup é ambientalmente amigável. O silicone, material de que ele é feito, dura até 10 anos se bem cuidado. Você tem idéia de quantos absorventes descartáveis você usa em 10 anos? E de quanto tempo eles levam para se decompor? Quanto à decomposição eu não sei, mas vamos aos cálculos!

Imaginemos que arredondando para menos, você use uma caixinha de OB ou pacote de absorventes externos por ciclo. Isso são 10 absorventes por ciclo. São 12 ciclos por ano: 12 ciclos x 10 anos = 120 ciclos; 120 ciclos x 10 absorventes = 1200 absorventes! Agora, vejamos financeiramente. Imagine que você gaste 4 reais por ciclo (o que é uma estimativa bastante amigável; sabemos que é BEM mais). 4 reais x 12 ciclos = 48 reais. Em 10 anos, 480 reais.

O cup custa 70 reais no Brasil, vendido pelo site Guia Vegano e ás vezes até menos em sites gringos. Mais de 400 reais economizados! E isso que aquele precinho alí que usamos para os cálculos está bem caramarada.

Além de tudo, uma questão crucial: nada de substâncias químicas em contato com o seu corpo. Alvejantes e muitos outros são encontrados em absorventes. Eles garantem que eles sejam branquinhos, que mantenham o sangue e que sejam perfumadinhos. Só que isso não parece tão saudável quando se pensa nisso, não?

Ele é mais prático, mais limpo, mais barato, mais ecológico. Eu posso dar meu relato e dizer que eu nunca me senti desconfortável. Depois de 2 ciclos ele nunca mais vazou. Além disso, os OBs que me sobraram de ciclos anteriores nunca mais saíram da gaveta.

Existem muitas questões mais a serem abordadas sobre o cup. Existem inúmeras marcas e uma delas deve se adptar a você. Caso muitas pessoas perguntem nos comentários, me disponho a escrever novo post respondendo a tudo.

Vídeo que mostra como dobrar o Cup para inserir.


Agora, peço mente aberta. Eu me decepciono com mulheres que não param para prestar atenção em algo que diz respeito justamente a elas. Já li muitos comentários ignorantes por aí sobre o cup. Eu entendo que algumas pessoas não se adaptem, mas nem por isso se deve achar que é algo de fora do planeta.

Esperteza, queridinhos, perspicácia! Informação só tende a melhorar nossas vidas. Por isso, explorem os links, vejam o vídeo, (re)leiam o post, perguntem nos comentários! Meninos: indiquem para as mães e namoradas. Eu não troco meu cup por nada!

Mais links sobre o assunto:

Documentário:

A Lua dentro de você

www.mooninsideyou.com

Outros artigos aqui no Arauto:

Mulher

~ por arauto do futuro em maio 6, 2009 quarta-feira.

21 Respostas to “Coletores menstruais”

  1. Acho que seria bem mais sincero dizer: “Vamos fazer um sacrifício em prol do meio ambiente e usar o coletor” do que vender a idéia de que ele é mais limpo e mais confortável. Dá pra ver pelos vídeos informativos que não é verdade. A menina do vídeo fala de desperdício mas ela usa lenços descartáveis pra limpar o coletor! Na boa isso pra mim é estratégia de marketing pra vender um copinho de 70 reais ou mais usando a causa ecológica como forma de atingir interesses capitalistas.

    • Perdoe, mas isso é uma resposta de quem não conheçe os benefícios, não tem o coletor e não o usa, desconhece o quanto é mais higiênico e menos prejudicial a saúde que os tampões de algodão químicos.
      Compre o seu, mesmo que seja apenas para ajudar o meio ambiente, e após alguns meses de uso volte para comentar, duvido que vc não mude sua opinião. Além de que vai economizar absurdamente a conta do mês, o coletor se paga em menos de 1 ano e a durabilidade é de no mínimo 10 anos se bem cuidado e utilizado. Pense bem , os interesses capitalistas são das indústrias de tampões e absorventes, faça as contas e surpreenda-se com seu engano.

  2. Achei interessantíssima essa nova maneira lidar com nossos “desconfortos mensais”, mas eu tenho uma dúvida… se é um copo o sangue fica se movimentando dentro do corpo, ou seja, se você deita o sangue volta para o útero, certo? Isso não é prejudicial à saúde? Obrigada por divulgar a informação.

    • Oi Roberta

      É muito interessante sim, eu uso tem quase seis meses e não troco por nada, quanto sua dúvida também pode e deve ser esclarecida com sua ginecologista, que tem modelos para mostrar específicamente o canal do útero que é muito pequeno, não há possibilidade do sangue retornar por ele para o útero, se isso ocorresse não seria possível usar nenhum absorvente interno, na verdade, no meu entender, os absorventes internos sim é que são perigosos para a saúde, e o coletor quando bem colocado cria um ‘vácuo’ que impede o vazamento.

      Para mais informação sobre os coletores visite a comunidade no orkut, “Espaço para discutir dúvidas, indicar sites e pontos de venda (regulares e promoções), grupos de compra, pareceres médicos, outras alternativas, ciclos mentruais, métodos naturais de controle de natalidade, exercícios para a musculatura pélvica e trocar experiências”. Na comunidade se expõem as dúvidas e as respostas encontradas pela experiência ou nas consultas ginecológicas:
      http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64856357

      Para saber mais sobre os coletores:
      http://www.vegvida.com.br/modules/news/article.php?storyid=19

      Outro ponto interessante que vc levantou em questão é um grande problema com o ponto de vista em relação ao feminino na atualidade, a mentruação jamais deveria ser vista como um ‘desconforto’ mensal, se interessar leia também os artigos dos links a seguir e entenda porque foi incutida nas mulheres esta visão deturpada sobre a menstruação nos dias atuais…

      https://arautodofuturo.wordpress.com/trilhas-de-guerreiros/a-arte-de-menstruar/
      *
      https://arautodofuturo.wordpress.com/trilhas-de-guerreiros/feminizar-a-humanidade/

      .
      Grata por sua participação.

  3. só uma correção: com um ciclo de 28 dias (o considerado padrão) serão 13 e não 13 ciclos por ano… mais um pacote…

  4. Acabei de ver um programa no GNT sobre menstruação e falava sobre o “cup”. Mais do que depressa corri para a internet procurar esse milagre que até então era desconhecido pra mim! Quero ele AGORA!!!!
    Gostei muito do que li aqui se havia ficado alguma dúvida, sanei todas agora! Obrigada

    • Eu uso a uns meses, admito que sinto como se recebera minha carta de alforria….
      .
      Tudo que possa parecer um ‘problemão’ se dissolve em alguns meses de uso, é íncrivel como o coletor pode solucionar vários deles quando mudamos de atitude e encaramos o desconhecido.
      .
      Além de não mais comprar absorvente há alguns anos, pois já usava o abiosorvente que era limitante, outros ‘beneficios’ vieram com o uso do coletor, o primeiro e mais tocante foi descobrir que o fluxo diminuiu, ou passei a conhecer o verdadeiro fluxo que era ocultado pelos absorventes que experimentei antes, outro foi o tempo, no começo ia ‘trocar’ a todo tempo encanada que tava ‘vazando’, hoje só a cada 10/12 horas. Outra é o mar! que beleza, e os exercícios…poderia enumerar uma lista que descreve muito bem essa ‘liberdade’ que o coletor dá.
      .
      E, aqui tem um link que leva a alguns artigos, interessante sobre a mulher, e a arte de menstruar aqui no Arauto:
      https://arautodofuturo.wordpress.com/2009/03/08/mulher/
      para quem gosta de ler, desfrutem!

  5. Uma dúvida: pode ser usado por mulheres virgens?

    • Olá anônima,

      Pode, tanto quanto outro absorvente interno qualquer. Se sua preocupação é o rompimento do hímen, não é possível afirmar se vai ou não romper o ‘seu’ hímen já que até um exercício mais vigoroso, bicicleta ou andar a cavalo pode vir a rompê-lo, isso depende de cada mulher, isso quer dizer que não é apenas a relação sexual que poderá romper o hímen. O melhor é consultar um(a) ginecologista pois cada mulher é diferente, o que posso dizer com certeza é que não será o coletor que vai tirar sua virgindade, pois isso só ocorrerá mesmo quando houver sua primeira relação sexual, já o rompimento do hímen….

      Durante muito tempo a presença do hímen foi erradamente considerada um símbolo de virgindade, honra e pureza entre os mais tradicionalistas. No entanto, há casos em que não há rompimento da membrana: quando o hímen é inexistente por razões congénitas (nascem sem hímen); quando existe um orifício único no hímen e este é largo; quando o hímen é complacente, ou seja, sua constituição é mais elástica do que o comum, ajustando-se ao diâmetro do pênis e após o coito volta ao estado original, podendo só se vir a romper num coito mais “apressado” em que a lubrificação e/ou dilatação não é a ideal ou mesmo só num parto.
      Fonte: wikipédia

      Espero ter ajudado, se restar dúvidas ainda pergunte mesmo, ok?
      Agradecemos sua participação!

  6. Uso um coletor como esse há cinco meses. Adoro meu coletor, não troco por nada! Não tem nada superior em matéria de conforto. Para mim, absorventes e tampões descartáveis já são coisas de um passado do qual nem quero lembrar…

  7. Quero o meu!!!! As mulheres precisam aprender a respeitar o próprio corpo. O nosso próprio sangue não é, de maneira nenhuma, nojento!!! Os coletores foram criados não só para colaborar com nosso querido planeta, mas também para nos proporcionar conforto e bem estar. Sendo assim, por que não testar?

  8. Olá, qual é seu email? Sou jornalista e estou fazendo uma materia sobre o cup. pode passar seu contato.

    meu email: day.fogaca@gmail.com obrigada.

  9. HUAhUHAuhauHauhUhaUHAuhAuhauHhau
    amei a parte de respostas!

    “Mas é muito grande! Eu não vou enfiar isso na minha b****a! Vai me alargar toda! (sim, com essa linguagem mesmo): Olha, querida, se você nunca teve nada da largura do cup enfiado no seu canal vaginal, ou você é virgem ou… bem… eu tenho muita pena de você.”

    Uso um meluna, quando fui comprar direto com a moça queria um P porque tava com medo!daí ela me perguntou “mas que tamanho é seu namorado?” e eu comprei o G.
    Chega até a ser sem graça!não dá nem pra sentir! (6)

  10. Lançamos o único coletor menstrual brasileiro!
    Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
    Produzido 100% em silicone medicinal, adequa-se perfeitamente ao corpo.
    Oferece até 12 horas de proteção e conforto
    Saiba mais pelo site http://www.misscup.com.br ou direto na loja virtual loja.misscup.com.br .

  11. BEM FALADO… DEPOIS DE LER VOU DIRETO FECHAR NEGÓCIO, ALÉM DE TRABALHAR NA ÁREA DA SAÚDE E SABER DE TODOS OS MALES DOS ABSORVENTES, TENHO CERTEZA DE QUE ISSO SERÁ UMA BENÇÃO PARA MIM E PARA MINHA IRMÃ E MINHA MÃE, SÓ ESTOU EM DÚVIDA EM RELAÇÃO A MARCA, MINHA IRMÃ MORA NOS EUA E LÁ JÁ TEM UM MONTE DE MARCAS DIFERENTES, MAS CREIO QUE O LADYCUP QUE SAIU AQUI NO BRASIL SERIA UMA BOA, VOCÊ NÃO ACHA? SE PUDER RESPONDER NO MEU EMAIL OBRIGADA!!!!

  12. eu uso o MissCup e adoro. já usei três marcas e foi a que melhor me adaptei. recomendo. comprei no http://www.misscup.com.br

  13. Eu não conhecia, vi no site Bolsa de Mulher um link do fabricante, gostei,resolvi buscar mais informações e cheguei aqui.
    Putz adorei a sua maneira de ver e expor as coisas, parabéns!

    Nada de “Vamos fazer um sacrifício em prol do meio ambiente e usar o coletor”… o benefício é nosso mesmo, de maneira geral…

    Sou alérgica a absorventes, um dia beleza, segundo tá incomodando, no terceiro, tô dançando sentada de tanta alergia. Por um problema hormonal relacionado a SOP, minha menstruação louca poder ter um ciclo a cada 28-30 dias ou, se der na teia dela, poder vir entre 15-20, ou seja, tem mês que “vêm” duas vezes!!! PQP… tô fazendo tratamento a alguns meses… esperamos melhoras… mas imagina meu sofrimento… puta alergia… Bom, vou comprar imediatamente!!!

  14. Pensando bem… minha gineco associou meu problema há combinação de uma inflamação à SOP… essa inflamação vem de onde? quem me garante que esteja relacionada aos malditos absorventes???

  15. Uso meu miss cup há três meses e às vezes até esqueço que estou menstruada,não troco por nada.Lendo direitinho as instruções e colocando
    da forma correta não tem como vazar,no começo fiquei com um pouco de receio e demorava a tirar, agora faço em segundos;mesmo tendo mais de 30 anos,mas nunca tive filhos,comprei o B(menor).Quando fervo para guardar coloco um pouquinho de bicarbonato de sódio na água fervente por 5 minutos e depois deixo mais um pouquinho de molho

  16. Olá, comprei o meu cup e é meu 2o ciclo usando, de modo geral gosto muito dele, mas ontem ao retirá-lo ele estava tao profundo que quase nao alcancei a haste para puxa-lo de volta. Fiquei com medo, e se ele entrasse mais e eu nao conseguisse traze-lo pra fora? Comprei o tamanho 2, que me indicaram porque eu ja tenho 2 filhos e mais de 30 anos… O que voce pode me orientar nesse sentido? Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s