Vênus Brilhante

Um resumo aqui por Elaine Tavares diz: ” Quando a Europa ainda estava mergulhada na feiúra do tempo feudal, aqui, na nossa Abya Yala (hoje América Latina) já viviam povos prósperos e de vida plena, tais como os incas, astecas e maias. Estes últimos conheciam a astronomia e tinham um calendário bastante complexo. Nele, também existem os mesmos 365 dias, tal e qual o calendário gregoriano que é assumido hoje por grande parte da humanidade. Mas, a contagem do tempo baseia-se em 13 ciclos lunares de 28 dias por ano solar, perfazendo 364 dias.

O dia 365 existe, mas é chamado de “Dia Fora do Tempo”, 25 de Julho, uma espécie de hiato entre o Ano Velho e o Ano Novo que começa, então, no dia 26 de julho. O dia fora do tempo é celebrado com festa e meditação. Os maias consideravam este dia como uma grande oportunidade para reciclar, recomeçar, recarregar as energias, libertar o que já não é mais preciso, agradecer por tudo o que foi recebido no período anterior, e preparar-se para o ano seguinte, sempre em completa harmonia com a natureza.”

Neste final de Julho que precede o dia fora do tempo do calendário maia observamos fascinados alguns Eventos Cósmicos,

e durante estes mesmos dias também foi observada em Vênus uma Mancha brilhante…. Juntando peças  desse imenso ‘quebracabeças’ que se apresenta recentemente e o que apresentamos ao longo destes meses aqui…

Qual será o próximo evento cósmico que está reservado para este espetáculo?

Alguém se arrisca num palpite?

Mancha brilhante surge em

Vênus

Fonte: Fórum Apolo11

Uma intensa mancha brilhante apareceu nas nuvens de Vênus. Poderia estar associada à atividade vulcânica na superfície?

Imagem: https://i0.wp.com/www.lucasvm.eng.br/wp-content/uploads/2009/07/venus.jpghttp://www.lucasvm.eng.br…09/07/venus.jpg

O Sistema Solar está ficando cheio de manchas. Antes, Júpiter levou um “pedala” de um asteróide ou cometa, aparecendo como uma cicatriz escura na atmosfera Joviana, a agora Vênus está mostrando uma brilhante mancha branca na sua região polar sul.

Em um alerta para outros astrônomos amadores, o observador Frank Melillo relata nas suas imagens capturadas no dia 19 de Julho: “Eu já vi manchas brilhantes antes, mas esta mancha está em uma área excepcionalmente brilhante e intensa.

Ele sugere que a mancha pode ser explicada como um efeito atmosférico, mas poderia ser um sinal de atividade vulcânica na superfície do planeta? Vênus está coberta em uma camada grossa de nuvens, que impede qualquer observação visível da superfície. Portanto, um radar é usado para mapear a superfície, mas atividade vulcânica nunca foi observada diretamente.

“Uma erupção vulcânica seria interessante, mas vamos esperar e descobrir!” diz o Dr. Sanjay Limaye, um especialista sobre o planeta Vênus na Universidade de Wisconsin. “Uma erupção teria que ser bem energética para enviar uma nuvem nessa altura.” Além disso, a uma latitude de 50 graus ao sul, a mancha está fora da região de vulcões conhecidos em Vênus.

Melillo comenta que a mancha não irá ser vista com a mesma intensidade que tem agora, graças à rápida rotação da atmosfera do planeta. “Eu espero que alguém fotografe Vênus na terça-feira, quando está parte da atmosfera estiver virada para nós novamente,” diz ele.

Futuras observações irão ajudar a descobrir a origem da mancha brilhante, e a forma com que ela evolui enquanto a atmosfera se agita.

~ por arauto do futuro em julho 23, 2009 quinta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s