COMO EVITAR A GRIPE SUINA

COMO EVITAR

GRIPE  A – SUINA

(ou qualquer outra gripe)

Atualizado em setembro /2009

https://i0.wp.com/oferrao.atarde.com.br/wp-content/uploads/2009/04/gripe.jpg

Por Dr. Marcio Bontempo, Médico Sanitarista

Press release: O médico Marcio Bontempo (CRM-DF 15458), especialista em Saúde Pública e naturopata, alerta como as pessoas adquirem a gripe suína (Influenza A – H1N1) e mostra como preveni-la através da alimentação, de produtos naturais e biológicos e dá outras dicas, além dos procedimentos de praxe.

Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.

Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte. Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.

Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?

Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.

Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?

São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.

Os principais são: Leia aqui na fonte em .pdf

Recomenda-se, portanto, evitar estes alimentos substituindo-os, sendo que esta abstenção já significa um grande passo para a prevenção de qualquer gripe e de muitas doenças.

Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o arroz integral, os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso), a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa), o inhame, as verduras em geral, frutas frescas, a semente de linhaça, o gengibre, o alho, a cebola e outros.

Além das medidas anteriores, cientificamente sugere-se o seguinte:

O alho é rico em alicina, uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida, além de mais d euma dezena de outros componentes imunoentimulantes. Basta ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e  mais vale a boa saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.

A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico naturalm incluindo uma forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção. Foram reconhecidos mais de 100 principios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês, seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

O gengibre é um alimento funcional reconhecido hoje cientificamente por seus poderosos princípios ativos. Foram isolados cerca de 25 substâncias, entre elas as famosas gengiberáceas, de grande ação estimulante do sistema de defesa do organismo e ação antiviral. Basta beber chá de gengibre fresco, forte, uma xícara 3 vezes ao dia, morno ou quente e sem adoçar.

Equilíbrio nervoso neurovegetativo

O organismo e as células de defesa são regidos pela ação do sistema nervoso autônomo, representado pelos sistemas simpático e parassimpático; o primeiro é responsável pela produção granulócitos (de pouca ação viral e mais bactericida) e o segundo de linfócitos (de ação antiviral direta). Devido à agitação da vida moderna e ao estresse, as pessoas apresentam um excesso de atividade do sistema simpático (que produz adrenalina, cortisol, etc., todos imunodepressores), com maior quantidade de granulócitos do que linfócitos, o que abre o caminho para viroses. É devido a isso que muitas pessoas adquirem uma gripe depois de um impacto emocional, notícia ruim, desavenças, tristezas, etc. É necessário proceder à redução da atividade simpática (redução do estresse,etc.) e promover maior estímulo parassimpático. Isso se consegue com mais repouso, menos agitação e preocupações, atividade física moderada, respiração profunda, alimentação natural integral, massagens terapêuticas, saunas, banhos quentes (tipo ofurô, banheiras, etc). Importante é evitar a friagem e manter o corpo aquecido, principalmente as extremidades.

A medicina ortomolecular e a fototerapia preconizam o uso de dois suplementos:

Fórmula homeopática

A homeopatia, diferentemente da medicina farmacológica, atua estimulando a capacidade orgânica. Há uma fórmula homeopática para a preveção, tanto da Influenza A (H1N1), quanto de qualquer outro tipo de gripe. É a seguinte:

Para a prevenção, tanto para adultos quanto para crianças:

Aviarium 200 CH……….. ……… …….30 ml

Influenzinum 200 CH………. ………. 30 ml

Álcool a 20%

Tomar 10 gotas, de preferência diretamente na boca, uma vez por semana, cada semana um, altenados. Para crianças muito pequenas, dar apenas 5 gotas em um pouco de água numa colher.

Para tratamento em caso de gripe (qualquer que seja):

Aconitum napellus 3 CH

Antimonium tartaricum 3CH

Allium cepa 3 CH

Bryonia alba 3 CH

Belladonna 5 CH

Gelsemium 5 CH

Fazer 30 ml, em partes iguais (pedir : ãã)

Álcool a 20%.

Tomar 10 gotas (direto na boca ou em água para crianças) a cada meia hora em caso de sintomas de qualquer gripe, até melhorar bem.

Estes remédios podem ser adquiridos nas boas farmácias homeopáticas, e não fazem mal algum ou produzem efeitos colaterais. Se necessário, procurar um médico homeopata para a confecção de uma receita.

Atividade física, sol e ar livre.

Sempre importante em qualquer aspecto para uma saúde melhor.

Suplementos

A medicina ortomolecular e a fototerapia preconizam o uso de dois suplementos:

Vitamina C – Recomenda-se o uso de 500 mg de vitamina C (ácido l-ascórbico) orgânica de uma a duas vezes ao dia, para reforçar as defesas. Crianças pequenas, metade da dose ou sob orientação pediátrica.


Cogumelo do Sol
– Eleva a imunidade por ser rico em substâncias imunomoduladoras, como a beta-glucana. Adultos devem tomar 2 cápsulas de 500 mg 2 a 3 vezes ao dia, tanto como preventivo quanto para tratamento. Crianças pequenas, tomar metade da dose. No caso de dificuldade de encontrar o cogumelo do sol, procurar comer cogumelos, tipo champignon, shitake, shimeji, funghi, etc.

Frutas em geral – As frutas, principalmente as cítricas, ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra enfermidade.

Estas orientações servem tanto para a prevenção quanto para serem utilizadas em casos de pessoas que contraíram qualquer tipo de gripe. Além do mais, estes procedimentos nos deixam seguros e tranqüilos em relação ao grande terror de se contrair, tanto a Influenza A quanto quaisquer outras doenças virais.

DIVULGAR AO MÁXIMO.

Como Evitar a
Gripe Suína
Por Dr. Marcio Bontempo

MARCIO BONTEMPO

Pela primeira vez leio alguma coisa decente sobre a gripe suína!

Hás tempos vinha pensando em escrever algo com olhar ecológico sobre esta neurose social, mas no artigo abaixo meu irmão Marcio Bontempo, como sua maestria associada a uma vida simples de pensamento elevado, simplesmente arrasa no sentido de apresentar a coisa como ela é.

Na verdade, para construir o mundo novo que tanto sonhamos, precisamos destruir as teses alopatóides onde a doença é um “azar”, algo que independe de meus hábitos, de minha imuidade etc. Isso também vale para “coisas” publicitárias como a tese HIV-Aids e tantas outras.

Como sempre, faço minhas cada uma das palavras do Dr. Bontempo. Leio as obras dele desde os 14 anos e sempre me encanto com sua evolução, desprendimento e análise sistêmica.

Certamente o modelo urbano industrial passará a construir mais e mais doenças que atingirão principalmente os consumidores de porcarias, os comensais dos produtos “alimentícios” industriais elaborados por corruptos legalizados, os remédios que causam mais mal do que bem, os poluentes de todos os tipos e os efeitos nefastos dos enlatados da TV lesão.

É prático e mais lucrativo criar remedinhos que abafem sintomas do que orientar ralmente a população no sentido do consumo ecológico-sustentável e de hábitos de vida pautados na lei natural.

Queridos, perdoem as palavras duras mas necessárias para que todos nos defendamos das forças inimigas. Eu gostaria de falar a vocês só sobre as belezas da vida, sobre a natureza e a felicidade possível ao homem, mas infelizmente o momento histórico não permite esta ternura total!

Além das sagradas dicas de MB, gostaria de listar mais algumas coisas que necessitamos colocar na relação de perigos à saúde e à imunidade:

* Forno microondas.

* Gordura trans.

* Glutamato monossódico.

* Aspartame.

* Mal humor e raiva.

* Dogma e fanatismo.

* Falta de arte, beleza e amor!

Fonte: Aqui

Prevenção é a alma da saúde…

se faz mister notar aqueles que dedicam a vida em prol da saúde

Segue links de outros artigos sobre maneiras de prevenção para não precisar ‘remediar’, e que já divulgamos aqui no Arauto do Futuro, e por gentileza se tiver alguma doença séria sempre consulte seu médico de confiança, as medidas que citamos são PREVENTIVAS.

Doença é a alma do negócio

para os que se dedicam em prol da doença

notícias e artigos que demonstram a íntima relação entre as poderosas indústrias farmacêuticas/alimentícia e o surgimento de tantas doenças…

TAG Saúde

se faz mister notar aqueles que dedicam a vida em prol da saude
Anúncios

~ por arauto do futuro em agosto 12, 2009 quarta-feira.

5 Respostas to “COMO EVITAR A GRIPE SUINA”

  1. É muito bom saber que existem pessoas que se preocupem realmente com seus semelhantes e falam tão sério sobre assuntos desta natureza.

    • Oi Teresa,

      É verdade, sempre é bom contar com médicos como DR Márcio Bontempo, autor do artigo, que mostram a realidade sem fazer alarde desnecessário tentando inverter essa política do medo reinante.

      Agradecemos sua participação!

  2. É ótimo obter informações que nos auxiliem a evitar a doença, a reequilibrar nosso sistema imunológico, ao mesmo tempo que somos orientados a “combatermos” o estresse emocional causado por tanto pânico.É confortador saber que existe além da dedicação deste médico, real Amor ao próximo.
    Que Deus o abençõe.

  3. É ótimo obter informações que nos auxiliem a evitar a doença, a reequilibrar nosso sistema imunológico, ao mesmo tempo que somos orientados a "combatermos" o estresse emocional causado por tanto pânico.É confortador saber que existe além da dedicação deste médico, real Amor ao próximo.
    Que Deus o abençõe.;. All the best!!

  4. gostei mesmo do que li!Obrigada!ja fiz minha listinha pois era oque eu estava a procura!Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s