A 200 Km/h – Tornado Guaraciaba – SC

2009 – O “TOM” DO TEMPO

E M E R G Ê N C I A

RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA

Atualização de 28/09 em: ALERTA DE TEMPO SEVERO

ALERTA: Tempestades voltam com força total do Sul do Brasil

Segue o tempo severo no Sul do Brasil nesta tarde de domingo.(27/09/2009) Chove muito forte, com rajadas de vento de 100 km/h e muito granizo em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Radares meteorológicos já indicam chuvas intensas também em pontos isolados do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

No domingo, uma nova frente fria avança por SC, mudando o tempo com chuva desde a madrugada do Oeste ao Sul do Estado e nas demais regiões no decorrer da manhã. Risco de chuva forte e temporal com ventos fortes e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul e nas áreas mais próximas ao RS. A instabilidade e a chuva se estendem para a segunda-feira, quando a temperatura declina com a aproximação de uma massa de ar frio, que também provoca ventos de sul com rajadas de 55 a 65km/h.

Acompanhe : Setembro 2009 – De olho no tempo

Atenção especial! Os últimos três meses (07, 08 e 09)  foram com chuvas frequentes e acima da média, padrão que se mantém nas primeiras semanas de outubro (10), mantendo o solo encharcado e extremamente vulnerável às chuvas mais significativas que podem ocorrer neste e nos próximos meses, levando a deslizamentos em SC, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.

Atualização de 17/09

Após alguns dias de trégua…

Imagem de satélite 17/09/2009

Foto: Reprodução

Acompanhe em ciram.epagri.sc.gov.br

ALERTA DEFESA CIVIL: Leia mais…

Acompanhe : Setembro 2009 – De olho no tempo

Ciclone extratropical deve causar ventos fortes no litoral da Região Sul

.

Mais uma vez,

Santa Catarina

na rota de eventos climáticos, parece que a ‘temporada’ de ventos está começando novamente… as previsões para o próximo mês de setembro não são nada animadoras, estaremos já sentindo os efeitos do aquecimento global que a alguns anos também estão sendo observados não apenas na Terra , mas em todo o sistema solar?

Desde o Furacão CATARINA a região sul é palco destas assombrosas manifestações de poder, aos quais apenas podemos observar, pasmados, há forças ao qual não temos nenhuma chance. A força da Natureza. A força dos Ciclos Cósmicos e Terrestres. Ainda não cicatrizadas as feridas das catastrófes climáticas do final de 2008, onde 4 meses de chuvas precederam um novembro ‘sem precedentes’ para os catarinenses onde muitos ainda não se recuperaram nem material nem psicologicamente.

Não apenas os 3 tornados do Oeste que levaram um grande número de cidades catarinenses novamente ao colapso, a chuva e tempestades que se seguiram e ainda continuam em todo o Estado estariam anunciando que este não será um fim de ano muito diferente do ano passado? Outras regiões afetadas em 2008 são novamente afetadas com estas chuvas desta semana. Imaginem cutucar em uma ferida que ainda doí.

Acompanhe sobre Guaraciaba SC e as outras ‘tragédias’  catastróficas que Santa Catarina enfrenta nas Tijoladas do Mosquito.


Bom, tem também aquela pulguinha que pululante coça detrás da orelha com sua pergunta inuquietante… não é isso uma salada de HAARP com Chemtrails????


A chuva provocou destruição em Guaraciaba (SC)

07, 08, 09, 10, 11, 12, 13 de setembro de 2009

Guaraciaba – SC

Chuvas durante madrugada deixam mais desabrigados no RS

Mundo

Atualização de 09/09/09


As chuvas que atingiram os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul nesta terça-feira (8) são incomuns para esta época do ano.”

Leia +: Chuva é incomum para esta época do ano, dizem meteorologistas

O agricultor Pedro Capelesso, de 38 anos, conta que perdeu maquinário, galpões e o estábulo. “O vento foi muito forte. O trator andou 30 metros com a marcha engatada. Ainda não sei como uma coisa dessas é possível”, afirmou ao G1. “Tenho 72 cabeças e não sei onde está meu gado. As cercas foram destruídas. Os bichos que não morreram, estão soltos sem rumo”, diz.

Leia + :

‘Trator andou 30 metros com a marcha engatada’, conta agricultor em SC

Ciram confirma que Santa Catarina foi atingido por 3 tornados

Da EFE – G1

Rio de Janeiro, 9 set (EFE).- O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram) confirmou hoje que três tornados chegaram a se formar na zona oeste do estado de Santa Catarina, que, na terça-feira, foi atingido por um forte temporal que deixou quatro mortos e 138 feridos.

“A análise de fotos e imagens de satélite feita pelos meteorologistas de Santa Catarina não diminuem dúvidas de que, durante a tempestade, aconteceu a formação de um tornado” no município de Guaraciaba, afirmou hoje o Ciram, em comunicado.

“Também foram confirmados tornados nos municípios de Santa Cecília e Salto Veloso”, segundo uma nota divulgada posteriormente.

O Ciram mencionou que muitas árvores foram arrancadas, “algumas com raízes”, algumas casas ficaram totalmente destruídas.

“O fenômeno deixou um rastro de destruição”, de acordo com a nota.

Segundo o último boletim da Defesa Civil de Santa Catarina, além das quatro mortes e dos 138 feridos, o vendaval, que afetou 45 municípios de Santa Catarina com ventos superiores a 100 km/h, obrigou 7 mil pessoas a deixarem suas casas e causou danos totais ou parciais em 10.102 residências.

Até agora, as autoridades brasileiras se referiam ao fenômeno como uma forte tempestade ou um vendaval e, pela primeira vez, uma fonte oficial o qualificou como um tornado.

As autoridades acreditam que o fenômeno no Brasil esteja relacionado com o ocorrido simultaneamente na província argentina de Misiones, que causou pelo menos dez mortes e deixou 61 feridos.

As autoridades de Santa Catarina permanecem em estado de alerta diante da previsão de que os temporais continuem hoje, inclusive com chuvas de granizo, além da possibilidade de deslizamentos de terras em algumas cidades montanhosas.

Além de Guaraciaba, outras nove cidades de Santa Catarina declararam estado de emergência: Santa Terezinha do Progresso, São Domingos, Vargeao, Vargem Bonita, Dionisio Cerqueira, Ipuaçu, Monte Castelo, Corupá e Schroeder. EFE

Direto do blog da metsul:

Exclusivo – Todos os ângulos da onda de tempestades

O Sul e o Sudeste do Brasil, o Uruguai, o Norte da Argentina e o Sul do Paraguai experimentaram neste começo de semana uma grave onda de tempo severo que pode ser considerada uma das mais importantes da história recente da região. Condições atmosféricas explosivas para instabilidade geraram um cenário muito favorável para eventos bastante severos como tornados, vendavais intensos, granizo grande e chuva torrencial. São fortes os indícios de tornados no Norte do Uruguai, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Missiones na Argentina. O mais grave episódio deu-se na fronteira do Brasil com a Argentina, entre a província argentina de Missiones e o Oeste catarinense. Imagens de radar do Instituto Técnico Simepar do momento do tornado na região mostram uma célula que em uma hora (das 20h30 até 21h30m) avança de Missiones, onde um tornado matou 10 pessoas em San Pedro, para a região de Guaraciaba no Oeste catarinense, também atingida por um tornado que matou outras quatro pessoas. A sequência de imagens do radar meteorológico reforça ainda mais a suspeita de que o tornado de Guaraciaba pode ter sido o mesmo de San Pedro na Argentina, uma vez que os dois fenômenos extremos foram gerados pela mesma célula de tempestade. Relatos dão conta que a faixa de destruição no terreno, em alguns pontos, chega ter 800 metros, sugerindo um “tornado wedge” de mais longa duração e intenso.


Durante toda a segunda-feira a mídia usou imagens de satélite para mostrar que havia condições favoráveis para a ocorrência de tornados na região, mas é importante lembrar que imagens de satélite por si só não se prestam para este tipo de avaliação, sendo a ferramenta do radar a mais importante. Muitas vezes o satélite indica topos muito frios, sinal de nuvens de elevado desenvolvimento, mas em superfície não há qualquer fenômeno adverso. Não foi o caso da noite de segunda-feira. Os topos das nuvens eram tão frios que extrapolaram a gradação da imagem de satélite. Na região, ocorriam os temporais mais intensos naquele horário como o tornado no Oeste catarinense e no Norte argentino (clique para ampliar).

Mais imagens e informações, continue a ler no:

  • blog da metsul
  • Acompanhe sobre o tempo no Brasil: de olho no tempo
  • Retrospectiva no Arauto do Futuro:


    Leia também :

    Atualização de notícias de setembro:

    ~ por arauto do futuro em setembro 9, 2009 quarta-feira.

    2 Respostas to “A 200 Km/h – Tornado Guaraciaba – SC”

    1. […] Atualização de 27/09 […]

    2. é muito feio isso cara

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s