ALERTA DE TEMPO SEVERO

.

2009 – O “TOM” DO TEMPO

.

E M E R G Ê N C I A

“Lua nova trovejada,

30 dias de molhado;

se for a de setembro,

até março irá chovendo”.


RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA

.

Atualização 28/09/2009

“Enchente de São Miguel”

Fonte: de olho na capital

Eu nem me lembrava, mas leitores zelosos das tradições climatológicas desta parte da América do Sul, trataram de chamar a atenção para um dos fenômenos mais antigos e conhecidos: a “Enchente de São Miguel”. Os registros das chuvaradas do final de setembro (o dia propriamente dito do santo é 29 de setembro, amanhã, portanto) vêm desde o século XVIII. Nos anos “normais” no sul do Brasil e em países do Prata, o dia de São Miguel sempre tem enchente.

Por isso, os mais antigos riem-se de quem atribui as “Enchentes de São Miguel” a coisas recentes, como El Niño ou aquecimento global. Perguntem aos avós, se eles ou elas já ouviram falar num dito popular muito antigo que dizia mais ou menos o seguinte: “Lua nova trovejada, 30 dias de molhado; se for a de setembro, até março irá chovendo”.

E dizem os especialistas que a lua nova, agora, foi bem trovejada. Portanto, se a sabedoria dos nossos ancestrais estiver correta, preparem os guarda-chuvas, as galochas e os barquinhos.

Outro episódio tradicional da climatologia folclórica desta região, é a “Geada de Todos os Santos”, que ocorre, como seu nome diz, no primeiro de novembro. Em plena primavera.

Ah, e se as enchentes acontecem há tanto tempo em geral inundam sempre as mesmas regiões, com pouca variação, por que deixam construir casas e ocupar essas áreas? Eu acho que é porque a estupidez humana não tem limites e vive em processo de contínuo aperfeiçoamento….”

( Do site : de olho na capital)

Atualização de 27/09

Preparem-se para momentos de céu escuro, trovoadas, enchentes, granizo e ventania.

ALERTA:

Tempestades voltam com força total do Sul do Brasil

Segue o tempo severo no Sul do Brasil nesta tarde de domingo.,  segunda e terça – feira Chove muito forte, com rajadas de vento de 100 km/h e muito granizo em áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Radares meteorológicos já indicam chuvas intensas também em pontos isolados do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

Até o final da noite de hoje a expectativa é de tormentas severas entre o sul do Paraná e interior de São Paulo.

A onda de tempo severo que assolou parte do Sul do Brasil desde o último sábado continua provocando intensas chuvas, principalmente na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná. Até o final da noite de hoje, chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento e granizo, podem atingir também o Estado de São Paulo, principalmente as regiões sul e leste.


No domingo, uma nova frente fria avançou por SC, mudando o tempo mantendo chuva desde a madrugada do Oeste ao Sul do Estado e nas demais regiões no decorrer da manhã. Risco de chuva forte e temporal com ventos fortes e granizo isolado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul e nas áreas mais próximas ao RS. A instabilidade e a chuva se estendem para a segunda-feira, quando a temperatura declina com a aproximação de uma massa de ar frio, que também provoca ventos de sul com rajadas de 55 a 65km/h.

Acompanhe imagens enviadas por internautas em: Setembro 2009 – De olho no tempo

Atenção especial! Os últimos três meses (07, 08 e 09)  foram com chuvas frequentes e acima da média, padrão que se mantém nas primeiras semanas de outubro (10), mantendo o solo encharcado e extremamente vulnerável às chuvas mais significativas que podem ocorrer neste e nos próximos meses, levando a deslizamentos em SC, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.

Satélite Brasil

Print RINDAT - descargas elétricas em 28-09-2009

Print RINDAT - descargas elétricas em 28-09-2009

~ por arauto do futuro em setembro 28, 2009 segunda-feira.

Uma resposta to “ALERTA DE TEMPO SEVERO”

  1. […] Atualização de 28/09 em: ALERTA DE TEMPO SEVERO […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s