CLIPPING TEMPO/CLIMA 15-10-2009

2009 – O “TOM” DO TEMPO

TEMPO/CLIMA

Recebemos hoje a seguinte informação por email, um resumo das notícias sobre o que aconteceu nestes últimos dias.

Você também pode acompanhar os acontecimentos de Outubro no blog deolhonotempo.

Também se mantem o Alerta da Defesa Civil para SC:

Atenção especial! Os últimos três meses (07, 08 e 09)  foram com chuvas frequentes e acima da média, padrão que se mantém nas primeiras semanas de outubro (10), mantendo o solo encharcado e extremamente vulnerável às chuvas mais significativas que podem ocorrer neste e nos próximos meses, levando a deslizamentos em SC, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.

Clipping: 15/10/2009

Canal Rural – Chuva causa prejuízos em 12 cidades paranaenses
Choveu muito em todo o Paraná nessa quarta, dia 14, e quinta, dia 15, principalmente no oeste e no sudoeste do Estado, onde houve ocorrência de granizo e rajadas de vento superiores a 100 quilômetros por hora. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, 12 municípios foram afetados.
leia +
Correio Braziliense (DF) – Chuva causou prejuízos em 12 cidades paranaenses nas últimas horas
Curitiba – Choveu muito em todo o Paraná ontem (14/10) e hoje (15), principalmente no oeste e no sudoeste do estado, onde houve ocorrência de granizo e rajadas de vento superiores a 100 quilômetros por hora. De acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil, 12 municípios foram afetados.
leia +
Diário de Canoas (RS) – Chuva destelha casas em Santa Catarina e mata um no Paraná
Novo Hamburgo – A chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira não foi forte e não causou estragos no Estado, mas em Santa Catarina e no Paraná a situação foi bem diferente. No início da noite desta quarta-feira, chuva de granizo atingiu Campos Novos e Curitibanos, no Meio-oeste catarinense, e provocou o destelhamento de casas, interrompeu o abastecimento de energia elétrica e queda de árvores.
leia +
G1 Notícias – Imagens mostram nuvens carregadas que formaram funil no Paraná
Chuva, granizo e ventos fortes atingiram o sul do país na noite de quarta-feira (14). No Paraná, uma pessoa morreu e quatro permanecem internadas. Na manhã desta quinta-feira (15), o cenário era de destruição em muitas cidades.
leia +
G1 Notícias – Chuva derruba árvore que era símbolo de cidade mineira
Um dos símbolos da cidade de Guaranésia (MG) foi destruído pela chuva, no início desta semana. Uma árvore com quase 70 metros de altura foi parar no chão. A árvore era apontada por especialista como uma das mais altas e antigas da América Latina.
leia +
G1 Notícias – Vento põe em risco paraquedistas na Barra; veja imagens
Oito paraquedistas enfrentaram situações de risco na manhã desta quinta-feira (15) provocadas pelos ventos fortes na Barra da Tijuca, na Zona Sul do Rio. Ao explicar por que os militares pousaram longe do alvo, que era na cabeceira da pista do Aeroporto de Jacarepaguá, a Aeronáutica esclareceu que, durante o treinamento, seis deles foram parar na área de um condomínio residencial e outros dois, nas proximidades.
leia +
Gazeta do Paraná (PR) – Matelândia foi parcialmente destruída por chuva forte
Os temporais continuam atingindo a região, desta vez a cidade de Matelândia sofreu com um temporal nesta tarde (14). Ás 17 horas, a chuva forte e os ventos vieram acompanhadas de granizo. Dezenas de casas foram destelhadas, um posto de combustíveis teve parte da cobertura derrubada, com a força do vento muitas árvores foram arrancadas pela raiz e a maior parte da cidade está sem luz.
leia +
Gazeta do Povo (PR) – Com ventos de 115 km/h, Maringá tem o pior temporal do ano
Um forte temporal na madrugada desta quinta-feira (15) derrubou árvores, deixou bairros sem energia elétrica e destelhou pelo menos uma casa em Maringá. A estação meteorológica do Aeroporto Silvio Name Junior registrou ventos de 115 km/h. Na avaliação do secretário de Serviços Públicos, Vagner Mússio, este foi o pior temporal do ano na cidade.
leia +
Jornal Cruzeiro do Sul (SP) – Inmet prevê chuvas acima da média até o fim do ano
Os últimos meses de 2009 deverão ser marcados pela quantidade de chuvas previstas para ocorrer em Sorocaba. O prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva acima do padrão climatólogico, semelhante ao ocorrido neste inverno, de pancadas atípicas em Sorocaba.
leia +
O Estado S.Paulo (SP) – Chuvas atingem Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País
SÃO PAULO – Áreas de instabilidade deixarão o dia nublado hoje e provocarão pancadas de chuva em boa parte do País, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
leia +
O Estado S.Paulo (SP) – Frente fria se afasta de Santa Catarina, mas chuvas persistem
CURITIBA – A frente fria que provocou fortes chuvas de granizo nos municípios de Campos Novos e Curitibanos, na noite de quarta, se afasta nesta quinta-feira, 15, de Santa Catarina, mas ainda mantém o tempo fechado com chuvas no norte do Estado. De acordo com a Defesa Civil, que atendeu a população durante toda a madrugada, com distribuição de lonas.
leia +
O Estado S.Paulo (SP) – Chuva deixa milhares de casas sem água e luz no Paraná
SÃO PAULO – O temporal que atingiu as regiões oeste e norte do Paraná entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira, 15, deixou milhares de moradores sem água e luz em algumas cidades da região. Segundo a Agência Estadual de Notícias, quase 26 mil imóveis estão sem abastecimento de água e outros 350 mil chegaram a ficar sem energia elétrica durante a tempestade
leia +
Terra Notícias – Chuva e vento deixam 1 morto e causam estragos no PR
Uma pessoa morreu e outra ficou ferida após um vendaval que atingiu a cidade de Santa Helena, no interior do Paraná. Segundo a Defesa Civil do Estado, pelo menos 30 casas foram danificadas. As vítimas estavam dentro de um veículo atingido pela queda de uma árvore.
leia +
Zero Hora (RS) – Granizo e vento causam estragos no norte do Estado
As chuvas que atingiram o norte do Estado na noite de ontem provocaram estragos em dois municípios da região. Em Espumoso, residências e galpões de propriedades rurais foram danificados pelo granizo. Lavouras de trigo também foram atingidas.
leia +

Jornalista responsável:
Adeilda de Sousa
DRT-DF 3896/99

~ por arauto do futuro em outubro 16, 2009 sexta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s