ECONOMIA – Brasil, o FMI e o Banco Mundial

Economia

Brasil, o FMI e o Banco Mundial

Por: Andrés Soliz Rada em 25/10/2009

Brasil, ao converter-se em credor do FMI e incrementar sues votos no Banco Mundial (BM), tem-se associado às nações opressoras que estrangulam às nações oprimidas. O FMI e o BM organizam, monitoram e vigiam a órdem mundial que impõem as grandes potências. São a parte informal do governo dos EE. UU. e eficazes sentinelas do Consenso de Washington, instaurado ao desagregar-se a URSS. São, junto com a Organização Mundial de Comércio (OMC), os “fies cães de guarda” do imperialismo (Atilio Borón).

A atual crise econômica mundial, com suas monstruosas quebras bancárias, fez temer (temor ainda latente) um descontrolado colapso financeiro. Nesse cénario, os poderosos de sempre abrem as portas a um país emergente como Brasil, afim de remendar as frestas do sistema. Não é verdade, como disse Lula, que agora seu país ditará as reglas ao FMI e do BM. O mencionado ingresso não altera o equílibrio de poder dentro de ambas instituições, nas quais EE. UU. mantêm de fato seu direito a veto.

O certo, contudo, é que Brasilia tem fortalecido sua influência na América Latina, no entanto EE. UU. e a União Européiaa tem preferido compartir seu poderio com Brasil, como o fizeram antes com a China, na OMC. É melhor distribuir a supervalorização da periferia, em troca de prolongar o domínio imperial. Antes de se conhecer a decisão brasileira, o Presidente Correa denunciou que o FMI busca provocar um cataclismo social na Nicarágua, já que uma solicitação de crédito de 90 milhões de dólares foi condicionada à supressão total de subsídios, congelamento salarial  e rendas a jubilados. Como sempre, se exige controle inflacionário, ajuste orçamentário, contração econômica, liberalização comercial e financiera, privatização de serviços básicos e recursos naturais, garantia ilimitada às inversões estrangeiras e debilitamento dos Estados nacionais.

Quando Lula diz que a partir de agora o FMI e o BM mudarão as regras do  jogo para proteger o meio ambiente e ajudar aos países pobres exibe uma hipocrisia sem limites. Recordem-se que já privatizou um terço da Amazônia e vende enormes volumes de etanol a EE. UU. Seu respaldo ao FMI e  ao BM incrementará a ingerência transnacional no MERCOSUR e impedirá que o Banco do Sul/Sur desenvolva suas nascentes potencialidades. E tudo em nome do abnegado povo brasileiro.

A decisão de Lula coincide com a declaração de nove governos do ALBA, que avançam em sua integração soberana e na criação de uma moeda comum. A realidade mostra que a integração latinoamericana não poderá fazer-se com Brasil mas sim contra seu governo e os demais centros de poder mundial. De manera paradóxica, Bolivia pedirá ao BM dez milhões de dólares para sua industrialização. A mesma quantidade que Brasil transferirá ao FMI para cortar afãs industrialistas.

O FMI prometeu imediata ajuda ao golpista Carmona que derrocou a Chávez por algunas horas no ano 2002. Cuba organizou dezenas de fóruns contra a dívida externa, tutelada pelo FMI e o BM. Correa e Ortega denunciam novas agressões. Porque a ALBA guarda silêncio frente à decisão de Lula? Fidel Castro tem manifestado sua alegria pela designação do Río de Janeiro como sede das olimpíadas de 2016. Também elogiou o poderio bélico e industrial da China. Seria importante que agora se pronunciara sobre a nova relação do Brasil com o FMI e o BM e sobre os métodos usados pela China para controlar recursos naturais na África, os que não tem nada que invejar aos usados pelas transnacionais doe Ocidente.

Tradução livre: Arauto do Futuro

Fonte:  http://www.rebelion.org/noticia.php?id=93932

Nota Arauto: Creio que o artigo acima fala por si, não necessita maiores comentários, e vocês o que pensam disso? Não, não esperem a opinião dos âncoras de jornais televisivos, isso não vai passar na tv…

.

~ por arauto do futuro em outubro 28, 2009 quarta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s