Outro asteróide ‘indetectado’ passou bem próximo a Terra

Outro asteróide ‘indetectado’

passou bem próximo a Terra

Outro pequeno asteróide passou ‘roçando’ a Terra sem que ninguém o descobrisse a tempo. Foi no passado 6 de novembro e o objeto, chamado 2009 VA, foi localizado somente quando restavam 15 horas para sua chegada.

A rocha, desta vez, somente tinha uns sete metros, muito pouco para provocar uma extinção massiva, porém basta recordar que a  apenas uns dias, na Indonesia, o impacto contra a atmosfera de outra pedra parecida de «somente» dez metros causou uma explosão equivalente a três bombas atômicas…

2009 VA, pois, somente passou a dois raios terrestres de distância (uns 14.000 km), o que em termos astronômicos equivale a uma bala roçando o ouvido. Se trata do terceiro pequeno asteróide conhecido e catalogado justo antes de passar muito próximo da Terra. As outras duas «aproximações» registradas se referem ao asteróide de um metro 2008 TS26, que passou em 9 de outubro de 2008 a somente 6.150 km de nós, e a 2004 FU162, outra rocha de sete metros que passou em 31 de março de 2004 a apenas 6.535 km da superfície terrestre.

Três únicas detecções. Esse é  catálogo completo que temos para objetos dessa classe. E isso apesar de que rochas como a que acaba de roçar-nos passam a distâncias parecidas de nosso planeta, como media, um par de vezes ao ano, e tem impacto, também como media, uma vez cada cinco anos.

O asteróide 2099 VA foi descoberto por  Catalina Sky Survey umas quinze horas antes de sua máxima aproximação e sua presença foi rapidamente ratificada pelo Centro de Planetas Menores de Cambridge, Massachussets, que confirmou também que o objeto passaria, em apenas umas horas, muito próximo da Terra.

A medida que se aproximava, a dezenas de milhões de quilômetros por hora, os técnicos do programa Near, da NASA, calcularam sua órbita e determinaram que o asteróide não chocaria contra nós.  E, se o houvesse feito, ninguém poderia fazer nada para evitar.

Faz menos de um ano, se viveu uma situação muito parecida a esta com o objeto 2008 TC3, um asteróide que foi detectado quando apenas faltavam onze horas para sua chegada e que finalmente  impactou no norte do Sudán, por sorte longe de qualquer centro habitado. A história de sua «caça» se contou com todo detalhe neste blog.

 

Fontes: aqui e aqui

Tradução livre: Arauto do Futuro

Outros ‘bólidos celestes’ que andaram ‘roçando’ a Terra recentemente…

Em  Outubro /2009 Meteorito? Não. Asteróide!

Em Março /2009 Asteroide perto da Terra…

Em Março/2009 No dia seguinte o “Fantástico” falhou…

Em Novembro/2008 METEORO NO CANADÁ

Ao menos um foi detectado e está previsto para aproximar-se em 2014

2014 – ASTERÓIDE A VISTA

~ por arauto do futuro em novembro 11, 2009 quarta-feira.

Uma resposta to “Outro asteróide ‘indetectado’ passou bem próximo a Terra”

  1. Boa publicaçã a tua, segura e com fontes.
    abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s