CLIPPING: 13/11/2009

Repassando…

Clipping: 13/11/2009

A Notìca (SC) – Bancando SÃO PEDRO
A neve que caiu no primeiro dia de novembro em Pequim foi incomum pela época e pela quantidade. E, segundo cientistas chineses, também por ter sido fabricada pelo homem. Na noite anterior, foram disparados 186 foguetes com produtos químicos que teriam “semeado” as nuvens. Os chineses juram ainda que, no ano passado, mantiveram o céu limpo para os Jogos Olímpicos também à base de muito foguetório.
leia +
Ambiente Brasil – Estudo revela derretimento da camada de gelo na Groenlândia
Satélites e equipamentos de informação de última geração confirmam que a camada de gelo da Groenlândia está desaparecendo de forma cada vez mais rápida, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (12) na revista Science. Segundo Jonathan Bamber, cientista da Universidade de Bristol (Reino Unido), a perda de gelo foi constatada por ambos os processos.
leia +
Central RBS Meteorologia – O SÁBADO TERÁ MAIS TEMPORAIS NO RS
Áreas de instabilidade ganham força e voltam a provocar temporais no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira. Várias localidades podem receber mais de 60 mm em apenas 24 horas, isto sem contar as trovoadas, rajadas de vento na casa dos 70 km/h e queda de granizo localizada.
leia +
Diário de Cuiabá (MT) – MT registra a maior queda em 21 anos
Mato Grosso apresentou a maior queda no desmatamento da Floresta Amazônica dos últimos 21 anos no levantamento anual referente a 2008-2009 do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). Os dados divulgados ontem confirmaram uma tendência de redução já esperada, de 68% em relação ao período anterior.
leia +
G1 Notícias – CNI pede que conferência sobre clima respeite direito ao desenvolvimento
São Paulo, 13 nov (EFE).- A indústria brasileira anunciou hoje que pedirá à Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, que será realizada em dezembro, para que leve em conta “o direito ao desenvolvimento das nações” e respeite o princípio de responsabilidades comuns diferenciadas.
leia +
Gazeta do Povo (PR) – Tempo segue abafado e instável em todo o PR no fim de semana
As temperaturas continuam elevadas e o tempo segue instável em todo o Paraná neste fim de semana. De acordo com previsão do Instituto Tecnológico Simepar, até o domingo (15), as condições climáticas devem ser semelhantes às que mantiveram o tempo úmido e quente ao longo dos últimos dias. Na segunda-feira (16), no entanto, a passagem de uma frente fria pelo estado deixa as temperaturas amenas nas regiões entre o litoral e os Campos Gerais.
leia +
Grupo Cultivar – Lavouras de milho no RS estão com bom desenvolvimento
Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, aproximadamente 2% do total já semeado começa a entrar em floração, com as plantas apresentando bom aspecto fitossanitário. O plantio segue sem maiores problemas, com os produtores avançando sobre 69% da área prevista para esta safra e as sementes já germinaram sem dificuldades em 62% da área. Nas lavouras mais adiantadas, os produtores seguem os trabalhos de controle de inços e eventuais pragas, além de aplicarem adubos nitrogenados em cobertura, com o objetivo de manter o bom padrão das lavouras.
leia +
Jornal Cruzeiro do Sul (SP) – Mudanças climáticas ocasionam aumento na proporção de raios
Apesar de o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) descartar desde nesta 4ª feira (11) que a queda de energia do sistema de Itaipu tenha sido causada por raios, essa explicação deverá ser cada vez mais utilizada nas panes elétricas no País. Segundo uma pesquisa inédita do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do próprio Inpe, os Estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais terão quase o dobro de desligamentos de energia causados por raios até o fim do século.
leia +
O Dia (RJ) – Quatro municípios da Baixada ainda sofrem com os problemas ocasionados pelas for
Rio – Mesmo quase 48 horas após as fortes chuvas, quatro municípios da Baixada Fluminense – Tanguá, Três Rios, Natividade e Valença – continuam sofrendo com os problemas ocasionados pela enchente. Moradores de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, ainda lutam para tentar salvar móveis e pertences submersos.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – Desmatamento na Amazônia cai 45% entre 2008 e 2009
SÃO PAULO – O Brasil registrou o menor índice de desmatamento anual na Amazônia dos últimos 21 anos, atingindo 7 mil quilômetros quadrados. No período 2007-2008, a devastação registrada havia sido de 12,9 mil quilômetros quadrados. O novo resultado representa uma queda de cerca de 45%.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – ‘Não é atribuição do Inpe opinar sobre energia’, diz Lobão
SÃO PAULO – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, rebateu, nesta sexta-feira, 13, a declaração do pesquisador Osmar Pinto Junior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). “Não é atribuição do Inpe opinar sobre energia elétrica. Ele opina sobre fatos climáticos e nada mais”, afirmou.
leia +
Terra Notícias – AM: fumaça faz aeroporto operar por instrumentos por 4 horas
O aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), operou por instrumentos por cerca de quatro horas na manhã desta sexta-feira, devido a uma forte neblina de fumaça e poeira que tomou conta do céu da capital amazonense. De acordo com a direção do aeroporto, os instrumentos de auxílio à navegação aérea ficaram acionados entre as 8h e as 12h (horário de Brasília) por medidas de segurança, devido ao baixo nível de visibilidade.
leia +
Zero Hora (RS) – Porto Alegre registra alagamentos e vento de até 45km/h
A Capital gaúcha e outras cidades do Rio Grande do Sul foram castigadas por uma forte chuva na manhã desta sexta-feira. Segundo o Somar, em menos de duas horas, choveu 18mm na Capital — cerca de 20% da média mensal. O principal problema enfrentado pelos porto-alegrenses foi o vento, que teve registros de 45km/h. A previsão é que esta condição climática perdure ao menos até sábado.
leia +
Jornalista responsável:
Adeilda de Sousa
DRT-DF 3896/99

~ por arauto do futuro em novembro 13, 2009 sexta-feira.

Uma resposta to “CLIPPING: 13/11/2009”

  1. lasco c2 2001 – 09 -11 a 2001 – 09 – 12 frame 127,,,,,muito sinistro…de uma olhada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s