Buraco na camada de ozônio – O vilão que virou mocinho…
*
Buraco na camada de ozônio
O vilão que virou mocinho…
Oras vejam só…
Conforme já profetizava o polêmico professor Luiz Carlos Molion que é daqueles cientistas que não temem nadar contra a corrente, na Rio 92 (ou Eco 92), quando o planeta discutia o aumento do buraco na camada de ozônio, ele defendeu que não havia motivo para tamanha preocupação.
Ele estava certo.
Eis que hoje no site da Apolo11, um relatório aponta o veredicto, provando mais uma vez, que nem tudo que a maioria dos cientistas afirmam é imutável…
.
Buraco na camada de ozônio
protege
Antártida contra aquecimento.
Até agora, o continente antártico é a região do planeta que menos tem sofrido com os efeitos do aquecimento global. E apesar de parecer estranho, o perverso buraco na camada de ozônio que tanto preocupa é um dos principais responsáveis por essa situação, agindo como uma espécie de blindagem contra o aquecimento.
Segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (1/12/2009) pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica, SCAR, o buraco na camada de ozônio continua regredindo e até o final do século estará praticamente fechado, fazendo com que a temperatura no continente gelado finalmente reflita os efeitos do aquecimento do planeta.
Em entrevista à agência de notícias Reuters, o diretor-executivo do Scar, Colin Summerhayes, confirmou a informação. “Atualmente o gelo está aumentando, mas não será mais assim quando o buraco de ozônio fechar. Lentamente o gelo vai derreter e de acordo com os modelos atuais vamos perder até um terço da massa de gelo naquela região”.
Blindagem
Para concluir sobre a importância do papel do buraco na camada de ozônio sobre o aquecimento na Antártida, o Scar reuniu informações produzidas por mais de cem cientistas em oito países e classificou a descoberta da blindagem como “extraordinária”.O mecanismo que torna que cria essa blindagem é simples de compreender.
Os raios ultravioletas do Sol são absorvidos pelas moléculas de ozônio presentes na estratosfera, ajudando a esquentá-la. No entanto, com menos ozônio presente devido ao buraco na camada, essa região da atmosfera esfria. Isso ajuda a fortalecer o vórtice polar antártico, um gigantesco redemoinho de vento que controla a circulação atmosférica sobre o continente, mantendo a Antártida menos aquecida.
Segundo o glaciologista Jefferson Simões, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a intensidade desse vórtice depende basicamente da diferença de temperatura entre a região polar e o resto do planeta. “Com o vórtice mais frio essa diferença aumenta, fazendo com que ele gire com mais intensidade”, disse Simões em entrevista concedida à Folha de São Paulo.
Como resultado, esse intenso vento cria uma muralha de ar entre a Antártida e os outros continentes, explicando o menor aquecimento verificado no continente gelado.
Nível do Mar
Com o encolhimento do buraco e consequente aumento da temperatura, os cientistas acreditam que a Antártida passe a perder massa gelada, em especial em sua parte oeste. De acordo com o relatório, essa perda de gela resultaria em aumento do nível do mar em até 1.4 metro até 2100.No entanto, a elevação da temperatura projetada até o final do século é de 3 graus, insuficiente para que a maior parte do gelo continental desapareça.
Arte: Gráfico comparativo mostra o buraco na camada de ozônio (visto em roxo), em dois momentos diferentes. À esquerda, em 1979 e à direita, em 2009. Crédito: Nasa.
Com informações da Apolo11
É assim: a ciência estabelece e outorga, depois se esforça para outorgar o contrário. É ditadora de mentes do mesmo jeito. No Corpo da Ciência, a diferença é que, se antes o Cérebro tinha razão, agora é o bucho que pede passagem!! kkkkkkk
Mas a matéria mostra que a Ciência evolui sim… na prevenção!! Pois na resolução de problemas planetários como esse….ainda tem que comer muito arroz com feijão…
Sábio ditado nordestino: O mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar!!” Claro, falo da precesão dos equinócios, que não tardará a nos matar!!.
Abs!!
[…] Buraco na camada de ozônio – O vilão que virou mocinho… […]
Comentários em COP15-2009 « Arauto do Futuro said this on dezembro 7, 2009 segunda-feira às 22:45 |
[…] Buraco na camada de ozônio – O vilão que virou mocinho… […]
Climategate no Jornal Nacional. « Arauto do Futuro said this on dezembro 8, 2009 terça-feira às 00:42 |
[…] Buraco na camada de ozônio – O vilão que virou mocinho… […]
Climategate: O sequestro do Movimento Ecologista e sua Reconquista. « Arauto do Futuro said this on dezembro 9, 2009 quarta-feira às 01:31 |
[…] Buraco na camada de ozônio – O vilão que virou mocinho… […]
Um cientista brasileiro, Prof°. Molion « Arauto do Futuro said this on janeiro 16, 2010 sábado às 23:28 |