Brasil em ‘estado de emergência’

De novo.

No blog da metsul o Alerta para o sul do país, que no início do ano pedia por água tamanha intensidade da seca que assolava o cone sul, agora, pela condição de chuvas intensas ‘reza’ pra que a água pare,  enquanto isso é a vez da Amazônia sofrer com uma de suas piores secas.

O país está em ‘estado de emergência’, ou é impressão ?

O ‘estado’ demonstra que no país todo, e a muito tempo, a ‘emergência’ virou rotina. E pior, sem ‘solução’, pois foram delegadas pelo voto, e pagas todo mês através dos impostos, para ser administradas e ‘solucionar’ os problemas, e se possível tentar melhorar,  mas, oras, vejam só, se o estado de emergência virou rotina…

Não acredita? Olha um resumo sobre o que já aconteceu neste ano de 2009- O TOM DO TEMPO quantos foram solucionados ?

Segue os alertas :

Metsul

Alerta Especial da MetSul: Intenso ciclone extratropical e frente fria podem trazer transtornos para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário meteorológico muito preocupante que vai se estabelecer no Sul e parte do Sudeste do Brasil nesta sexta-feira e durante o fim de semana. Um centro de baixa pressão vai se deslocar do Norte da Argentina para o Sul do Brasil entre sexta-feira e sábado, instabilizando muito a atmosfera na região com chuva forte a localmente intensa com risco ainda de temporais isolados de vento e granizo. A instabilidade no Rio Grande do Sul nesta sexta deve ser mais forte principalmente na Metade Oeste, mas as demais áreas do Estado do Sul estarão sujeitas a tempo severo, sobretudo da tarde para a noite.

No sábado, o centro de baixa pressão vai estar se aprofundando muito e trazendo valores de pressão atmosférica em superfície entre 995 hPa e 1.000 hPa para diversas localidades, proporcionando condições para o registro de chuva forte a torrencial, principalmente nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ao longo do sábado, o sistema de baixa estará adentrando o Oceano Atlântico, onde pode deve se converter em um ciclone extratropical maduro e com acentuado aprofundamento, podendo caracterizar o que se chama de ciclogênese explosiva ou bombogênese (formação de ‘bomba meteorológica’), isto é, um ciclone que apresenta queda de pressão em seu centro de 24 hPa ou mais em 24 horas. Continue a ler o ALERTA.

De olho no tempo:

Alerta: Chuva intensa parte do RJ, MG, MS, MT, GO, RO, AC, AM, PA, RR, TO, RS, SC e PR

Estado de Atenção

Nesta quinta-feira (10/12), ocorrerão chuvas localmente intensas no centro-noroeste e extremo norte do RS, centro-oeste de SC, centr-oeste e norte do PR, MS, oeste, centro-norte, leste e nordeste de SP, Triângulo Mineiro e sul de MG, RJ (principalmente o sul e áreas serranas), extremo sul do ES, centro-sul e oeste de GO, extremo oeste do TO, MT, centro-sul e oeste do PA, AC, RO e AM.

Amanhã (11/12) as chuvas fortes deverão se concentrar sobre grande parte do RS e de SC, PR, SP, MS, extremo sul do RJ, Triângiulo Mineiro, extremo sul de MG, extremo sul e oeste de GO, MT, grande parte do PA (exceto o nordeste), RO, RR, AM e AC.

No final do período os ventos deverão se intensificar no litoral do RS e SC. A intensidade dos ventos oscilará em torno dos 50 Km/h, com rajadas superiores aos 70 Km/h (principalmente em mar aberto).
No sábado (12/12) as chuvas intensas se concentrarão sobre o sul e leste do RS (acumulados significativos), norte do PR, centro-norte de MS, sul e centro-oeste de SP, Triângulo Mineiro, sul de GO, MT, TO, centro-sul e oeste do PA, sul de RR, AM, AC e RO. A partir da tarde e noite poderão ocorrer chuvas fortes localizadas entre o extremo norte do RS e SC.

Nesse mesmo dia os ventos serão intensos sobre o sul e leste do RS e no litoral sul de SC.
O GPT recomenda acompanhar as periódicas atualizações deste aviso. Vale a pena ressaltar que o impacto das chuvas previstas neste aviso meteorológico depende da vulnerabilidade das áreas atingidas. Por isso, o GPT recomenda entrar em contato com Defesa Civil.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.

Defesa Civil

(Fonte: De olho no tempo, com informações CPTEC/INPE)

Veja mais : Dezembro

Apollo 11 :

E , alguém tem observado o índice UV?

Vejam uma previsão feita pelo INPE em 2008:

Segundo o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 2 anos (2010) já teremos mudanças siginificativas no Amazonas, agora já está quente demais até para os que nasceram lá, e a previsão é o incío das secas para agora (2008)
http://www.kaxi.com.br/noticias.php?id=1019

Talvez não pareça muito, mas as árvores grandes (com cerca de 5 metros ou mais de diametro, entre 15 e 30 metros de altura) fazem circular em média 100 litros de seiva por dia.
Ao faltar água com a chegada da seca, depois de 3 ou 4 semanas elas estarão condenadas à morte, mesmo que chova depois, já não será o suficiente para a sua recuperação.

Por esse motivo o INPE aponta em 10 anos que a Amazonia será uma terra de cerrados (plantas de médio porte espaçadas com gramíneas entre elas), e o Nordeste estará desertificado.

Prova?
O CPTEC – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, faz a monitoração por satélite diariamente da radiação UV (ultra violeta)
O fator de radiação normal é 3 a 5 –  a tabela vai no máximo até 14. A alguns 25 anos atrás era só até 10, depois acrescentaram um sinal (+)…

http://satelite.cptec.inpe.br/uv/

~ por arauto do futuro em dezembro 10, 2009 quinta-feira.

Uma resposta to “Brasil em ‘estado de emergência’”

  1. Pelo jeito vamos ter que nos acostumar com essa “rotina”, porque com certeza ainda vai piorar!
    As mudanças já começaram e só não ver quem não quer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s