Solstício : É verão! 21-12-2009

Solstício

É verão! 21-12-2009

Conta a lenda que os 12 últimos dias do ano são ‘mágicos’  carregam a semente dos 12 meses seguintes, mito ou não vale a pena observar (e anotar) não apenas as tendências do tempo/clima que se manifesta nestes dias como também os insights, sonhos, intuições que afloram a superfície da consciência, que podem dar dicas importantes sobre o ano seguinte. Vale a pena registrar um ‘diário’ das  idéias e pensamentos durante este período. Nesta época, a Terra e os seres humanos estão com seus espíritos mais atentos.

Mais uma vez, o círculo da vida concretiza mais um ciclo, iniciando o Verão no Hemisfério Sul e o Inverno no Hemisfério Norte , o que marca essa passagem é o Solstício, o dia mais longo do ano caracterizando o Verão, e a noite mais longa anuncia o Inverno que começou rigoroso, segundo as notícias consta que a Nevasca já é histórica mantendo alguns países congelados : Chegada do inverno na Europa deixa mais de 60 mortos e provoca caos.

No sul da Alemanha, na região Baviera, o frio chegou a 33 graus abaixo de zero.  A previsão do tempo em toda Europa é de neve e chuva até o Natal.

Já aqui no Brasil é o calor que provoca um fim de ano ‘molhado’, encharcado pelas ‘tempestades de verão’, cada vez mais intensas que vem desde a primavera atuando sem tréguas …

verão (início em 21 de dezembro às 15h47min) será influenciado pelo fenômeno El Niño – diferente dos dois últimos anos, quando houve a presença do La Niña. A principal diferença do verão 2010 é em relação às temperaturas, que este ano ficarão mais elevadas em todo o País.

Clique aqui e veja uma animação sobre como se formam as estações do ano .

Leia o artigo:

~ por arauto do futuro em dezembro 21, 2009 segunda-feira.

2 Respostas to “Solstício : É verão! 21-12-2009”

  1. Senhores,

    Solicito a gentileza de esclarecer-me uma dúvida.

    Sei que no solstício de verão o sol está mais ao sul (considerando a América Latina) e que esse evento ocorre por volta do dia 21 de dezembro.

    Minha pergunta é: sobre que paralelo o sol estará “a pino” nesse dia??

    Grato

    João Rossati

    • João,

      Sobre os trópicos. Para ilustrar e complementar a resposta leia este artigo que deve responder sua pergunta: http://www.cienciamao.if.usp.br/dados/aas/_exploracaoespacialmovime.arquivo.pdf Sugiro a leitura completa, é muito interessante!

      Eis uma parte que explica:

      “Sol a Pino e Trópicos
      Somente na região tropical, o Sol pode ficar a pino ao meio-dia (solar). Entre os trópicos isto acontece duas vezes por ano, e os dias correspondentes são determinados pela latitude do lugar. Para um local no equador terrestre, o Sol cruza a pino o meridiano local nos dias dos equinócios. Já para os locais situados exatamente sobre um dos trópicos, o Sol cruza a pino somente uma vez, no solstício de verão. Os Trópicos de Capricórnio e Câncer são nomeados desta maneira porque durante os solstícios, na Antigüidade, o Sol se encontrava na direção dessas constelações zodiacais.”
      (…)
      “Círculo Polar Ártico (67,5ºN), Trópico de Câncer (23,5ºN), Equador, Trópico de Capricórnio (23,5ºS) e Círculo Polar Antártico (67,5ºS).
      Do ponto de vista astronômico, somente observadores que estejam na zona tropical têm o Sol passando pelo zênite, em algum momento do ano. Para os observadores das zonas temperadas (do Norte ou do Sul) e das zonas polares, em momento algum isso ocorre.”
      (…)
      Ainda no mesmo artigo as perguntas a seguir respondeu seu questionamento:

      “05- Nos Solstícios de 22 de Junho e 22 de Dezembro, o que ocorre com a posição do Sol no céu em localidades próximas à Linha do Equador?
      R: No Solstício de 22 de junho o Sol passa a aproximadamente 23,5° ao norte do zênite e em 22 de dezembro, 23,5° ao sul.
      06- Para as localidades que estão nos Trópicos de Capricórnio ou de Câncer, o que ocorre com a posição do Sol durante os Solstícios de Verão?
      R: O Sol passa a pino (um poste vertical não produz sombra nenhuma) duas vezes ao ano em todas as localidades que estão entre as latitudes de 23,5°norte e 23,5° sul.”

      Agradecemos sua visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s