O RESULTADO DO EXÍLIO.

O RESULTADO DO EXÍLIO.

Enquanto isso, aqui na Terra

o sistemático exílio experimentado pela humanidade

produziu aberrações que não devem ser confundidas

com o estado natural das coisas.

O exílio provocou e ainda provoca reações selvagens e brutais

que são tidas como naturais e que, inclusive,

estruturam o corpo das leis mundiais,

considerando o humano um bruto

que deve ser reprimido constantemente.

Ora, se nossa humanidade fosse deixada em paz

para experimentar e conhecer a realidade,

sem educá-la para que só pense em seu bem particular

em detrimento do bem comum,

teríamos um mundo completamente diferente do atual.

Em nome do quê ou de quem devemos continuar considerando

o humano um animal selvagem que deve ser enjaulado

e mantido à margem de seus impulsos e intuições?

.

Disponha-se a esclarecer tudo que for necessário, inclusive sob condições para lá de contrárias ao ideal. Talvez sua boa vontade de esclarecer atraia para cima de você a ira de quem não quer que isso seja feito.

.

As boas razões alheias podem ser mais irritantes do que nenhuma razão apresentada. Isso acontece quando você pretende ter toda a razão do seu lado, sem disposição nenhuma a entrar numa conversa construtiva e criativa.

.

Ainda que pareça injusto organizar a bagunça alheia, se isso acontece haverá alguma razão, mesmo que a mesma seja difícil de descobrir. Melhor prestar o devido serviço sem queixas e observar tudo com distanciamento.

.

Os ressentimentos estragam os bons momentos, porém, seu surgimento torna oportuno que se faça alguma coisa definitiva para livrar-se desse peso inútil e estúpido. Ressentimentos são declaração de ignorância.

.

O sossego emocional é uma raridade e, por isso, precisa ser aproveitado em toda sua extensão, antes que desapareça. Entre um perigo e outro acontece essa ilha de sossego emocional, por que não aproveitá-la?

.

Assumir riscos financeiros não é garantia de melhora de vida, apenas de mais estresse. Talvez haja meios mais inteligentes e sensatos de melhorar, sem tanto estresse, sem colocar em perigo a segurança básica.

.

Quanto mais poderosas forem as razões que colocam você dentro de discussões, maior terá de ser seu esforço para falar com suavidade e doçura. Faça assim para que o poder dessas razões seja sustentado.

.

Palavras sofisticadas e idéias maravilhosas devem ser ocultas quando a audiência não está à altura das mesmas. Faça isso para não desperdiçar luz, ou você não ouviu dizer que não se deve jogar pérolas aos porcos?

.

Dessa vez, você pode agir de forma a equilibrar a onda de brutalidade que circula à solta nos relacionamentos humanos. Dessa vez, sua alma paira acima dessa condição, tornando-se responsável por mitigá-la.

.

Há impulsos selvagens que devem ser reprimidos, porém, há impulsos intuitivos também, lampejos de lucidez que precisam ser entronados como a bússola que guie seus passos na direção dos objetivos pretendidos.

.

Tudo se complica cada vez mais quando as palavras são distorcidas, afastando-se perigosamente da verdade. Ainda que a verdade seja difícil de dizer, pois você temeria os resultados, sempre será melhor dizê-la.

.

Seria triste desperdiçar gestos de amizade em pessoas que só abusariam dos mesmos. Porém, mais triste ainda seria que pessoas merecedoras da mão amiga não a tivessem só porque as abusadas andam por perto.

.

Fonte: Quiroga

~ por arauto do futuro em janeiro 27, 2010 quarta-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s