CLIPPING: 27-01-2010

O TOM DO TEMPO

Janeiro.2010 De olho no Tempo

Janeiro.2010 Metsul

CLIPPING: 27-01-2010


Ambiente Brasil – Satélite que enxerga através das nuvens é nova arma contra o desmatamento
Para monitorar o desmatamento da Amazônia, o Brasil começou a usar as imagens de um satélite japonês que permite enxergar através das nuvens. Até então a cobertura de nuvens sempre foi um problema, já que a região da maior floresta tropical do mundo comumente está nublada. Na época de chuvas, certas áreas ficavam sem poder ser monitoradas durante mais da metade do ano.
leia +
Ambiente Brasil – Rotina desastrosa
A cada ano, em períodos de chuvas mais intensas, repetem-se pelo Brasil as cenas de tragédias provocadas por enchentes e deslizamentos de terra. Esses desastres periódicos são, muitas vezes, indevidamente atribuídos apenas à intensidade dos fenômenos naturais.
leia +
Correio Braziliense (DF) – São Paulo: sol predomina durante o dia, mas deve chover forte no fim da tarde
São Paulo – O sol deve predominar hoje (27) na cidade de São Paulo durante o dia com a temperatura chegando a 29 graus Celsius (ºC), mas há previsão de chuva forte para o final da tarde, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). No momento, não chove na cidade.
leia +
Diário Catarinense (SC) – Alta temperatura da água do mar ameaça cultivo de ostras em Florianópolis
A produção de ostras em Florianópolis está abaixo do normal nessa temporada de verão. Um dos motivos para a queda de até 60% na safra é a alta temperatura da água do mar, que aumenta o número de mortalidade do molusco. O outro, é que menos sementes foram colocadas nas águas por causa da crise econômica que afetou a última produção.
leia +
Gazeta do Povo (PR) – Volume de chuvas em janeiro é 54% maior que a média histórica
O roteiro é o mesmo. Tempo abafado, calor pela manhã e pancadas de chuva à tarde. Esta é uma das características do verão, a estação mais quente do ano, no Paraná. Em Curitiba, no entanto, a quantidade de chuva está acima da média neste mês. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, desde o dia 16 de dezembro não ocorre uma sequência de três dias sem chuva na capital. Para esta quarta-feira (27) a previsão não é diferente: mais água durante a tarde.
leia +
Jornal Extra Online – Metereologistas preveem chuva forte por mais três meses no Rio
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CEPTec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), prevê a continuidade das chuvas nos próximos três meses nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A previsão foi feita com apoio do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para a área centro-sul da Região Sudeste, vai persistir uma distribuição de chuva dentro da categoria normal a acima da normal climatológica ao longo dos meses de fevereiro, março e abril.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – Chuva regular beneficia áreas de soja e cana
Voltou a chover forte na maioria das regiões paulistas. Os maiores volumes acumulados ocorreram no leste e sudoeste do Estado. Em Piracicaba, Sorocaba, Campinas e Presidente Prudente o total acumulado no período superou 100 milímetros e as chuvas fortes, com grandes volumes concentrados em curtos intervalos de tempo, acabaram provocando a compactação e erosão do solo. Produtores que usam a técnica do plantio direto são menos afetados.
leia +
Portal MCT – Chuva continua no Sudeste no próximo trimestre
O fenômeno El Niño continuará provocando chuva no Sudeste, segundo os meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CEPTec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), que elaboram nesta semana, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e centros estaduais, a previsão climática de consenso para o próximo trimestre.
leia +
Terra Notícias – Climatempo: SP tem 4º mês de janeiro mais chuvoso desde 1943
O temporal da tarde desta terça-feira na cidade de São Paulo causou não só mais alagamentos, mas tornou o mês de janeiro de 2010 o quarto janeiro mais chuvoso desde 1943, ano de início das medições meteorológicas no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.
leia +
Zero Hora (RS) – Chuva forte em diversas regiões do RS nesta tarde
Uma chuva forte caiu no fim desta manhã na zona sul de Porto Alegre. A avenida Wenceslau Escobar ficou alagada em diversos pontos. Segundo a Central de Meteorologia, a previsão para a tarde é de pancadas de chuva alternadas com períodos de melhoria na Capital. A máxima será de 31°C.
leia +
Jornalista responsável:
Adeilda de Sousa
DRT-DF 3896/99
Anúncios

~ por arauto do futuro em janeiro 28, 2010 quinta-feira.

Uma resposta to “CLIPPING: 27-01-2010”

  1. Será que essas chuvas são, digamos, enviadas?? kkkkk Tá com cara, né??
    Até hj ngm nos explicou o que causa o El Niño. El Niño pq mesmo?? Por causa do Menino Jesus, Natal?? Parece que sim, né?? Me lembro do festival do Sol Invictus, Sol anunciado por Vênus Matutina, símbolo de uma certa Ordem…

    Bem, já falei demais, né? Podem estar nos ouvindo nas paredes da Net…kkkkkk

    Abçs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s