A VIDA AOS 40° – CLIPPING: 04-02-2010

O TOM DO TEMPO

A VIDA AOS 40°

Essa é a chamada de uma notícia que conta o dia de ontem  em Porto Alegre, mas não foi só lá que o inferno resolveu dar uma amostra grátis do calor que lhe é próprio, segundo consta nos contos …

Bom para quem está de férias , na praia, porém um ALERTA! esse calorão traz também conseqüências desagradáveis e perigosas à saúde e requerem um cuidado extra para com os adultos, mas principalmente para com as crianças e os idosos ( ÁGUA PARA OS IDOSOS ). Beber muita água para manter o corpo hidratado, já que os poros eliminarão mais água pelo suor é uma das dicas…

Confira os riscos à saúde provocados pelo calor

Temperaturas elevadas podem causar desde fadiga a um acidente vascular cerebral

Índice de Calor (ºC) Nível de alerta Síndrome do calor
(sintomas) Até 27 Alerta — 27 a 32 Atenção Fadiga 32 a 41 Cuidado Cãibras, esgotamento e insolação 41 a 54 Perigo Cãibras, insolação e esgotamento. Possibilidade de AVC + de 54 Extremo perigo Insolação e AVC iminente Fonte: Fundacentro

CLIPPING: 04/02/2010

Fevereiro 2010 De olho no Tempo

Fevereiro 2010 Metsul

Se as pessoas nas ruas já começam a fazer brincadeiras com o calor, inventando contos do absurdo como o derretimento até do caminhão de sorvete, o que óbvio não aconteceu, imagine se os chargistas dos jornais não se esbaldariam na onda de calor para os seus criativos desenhos.  Metsul

CLIPPING: 04/02/2010
Ambiente Brasil – Após admitir erro sobre geleiras, IPCC é alvo de críticas por questão amazônica
Após o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) admitir que errou em sua avaliação de que as geleiras do Himalaia desapareceriam até 2035 por causa do aquecimento global, uma nova polêmica sobre o órgão da ONU, desta vez relacionada a um dado sobre a floresta amazônica, está instalada.
leia +
Correio Braziliense (DF) – Belo Horizonte pode ter fevereiro mais quente da história
Ar-condicionado ligado no máximo, água de coco gelada, roupas leves e muita disposição para aguentar o calorão de 31 graus. Belo Horizonte enfrenta um período de veranico que está perto de quebrar marcas históricas. Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia MinasTempo Ruibran dos Reis, a temperatura já é superior à média de fevereiro (29 graus) e encosta no maior índice registrado neste mês – 33 graus, em 1943 –, desde o início das medições, em 1912.
leia +
Gazeta do Povo (PR) – Temperaturas recordes no Paraná
Curitiba e Foz do Iguaçu – O Paraná teve um dia de temperaturas recorde ontem em todas as regiões do estado. Com máxima de 33ºC, ontem foi o dia mais quente do ano e, até agora, do verão em Curitiba, segundo registro do Instituto Tecnológico Simepar. “O último registro de temperaturas tão altas foi no dia 19 de no vembro do ano passado, quando a máxima chegou a 33,7ºC”, lembra o meteorologista Marcelo Brauer. A temperatura mais alta do estado foi registrada na cidade litorânea de Antonina, com 38,5ºC.
leia +
Globo Rural – Estiagem prejudica a safra de café conilon no ES
Produtores de café do Espírito Santo estão preocupados com o preço do grão. Nos últimos dias, a queda foi acentuada. Para piorar a situação, a estiagem está prejudicando a safra. Na pequena propriedade, em Águia Branca, no noroeste do Espírito Santo, Euzébio Renato cultiva dez mil pés de café. Ele apostava que esta safra fosse uma das melhores dos últimos anos. Investiu quatro mil reais em insumos e irrigação. A dívida seria paga agora. Mas com o baixo preço do café, o produtor tem dificuldade para quitar o débito.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – Chuva em SP: mais um dia de transtorno, morte e tumulto
SÃO PAULO – O temporal que teve início por volta das 16h30 desta quarta-feira em São Paulo deixou uma pessoa morta, interrompeu a circulação de duas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), alagou uma estação do Metrô e fez transbordar o Rio Tietê pela quarta vez desde setembro.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – Temperatura pode chegar a 42ºC no RS amanhã
PORTO ALEGRE – O calor sufocante que atinge o Rio Grande do Sul pode ficar ainda mais intenso amanhã, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperatura máxima de 42ºC no Estado. A mínima esperada pelo órgão amanhã é de 17 graus.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – Primeiros processos por mudança climática começam a aparecer nos EUA
É bom que as cortes americanas se preparem. Tal e qual os processos contra a indústria do tabaco – que resultaram em uma série de limitações e novas regulamentações na década de 90 – já começam a surgir processos contra grandes emissores de gases causadores de efeito estufa, mesmo com a Lei do Clima parada no Congresso Americano.
leia +
O Estadão S.Paulo (SP) – Paraguai decreta emergência por falta de energia
ASSUNÇÃO – O Paraguai decretou hoje estado de emergência energética, diante da impossibilidade de atender ao alto consumo de eletricidade no país. O principal motivo apontado para a alta no consumo é o calor excessivo, que tem superado os 40º Celsius. “A emergência vai até abril”, disse hoje Julio Villordo, gerente técnico da companhia estatal de eletricidade Ande. Até lá, as temperaturas devem abaixar, oscilando para entre 17º e 30º Celsius.
leia +
Zero Hora (RS) – Porto Alegre foi a capital mais quente do país nesta quarta
Nenhuma cidade do Brasil teve um dia tão quente quanto Porto Alegre. A constatação é do Instituto Nacional de Meteorologia, que destacou os 38,5ºC da Capital como uma temperatura acima da média das principais cidades brasileiras.
leia +
Zero Hora (RS) – Fevereiro registra a temperatura mais alta dos últimos 46 anos em Lages
Os últimos dias em Santa Catarina foram marcados pelo forte calor. Havia anos, não eram registradas temperaturas tão altas no Estado no mês de fevereiro, segundo dados da Epagri e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Lages, por exemplo, não fazia tanto calor há 46 anos. Nesta tarde, o termômetro chegou a 33,2ºC (graus Celsius), perdendo por pouco para os 33,6ºC registrados em 1964.
leia +
Zero Hora (RS) – A vida aos 40°C
Em mais um dia infernal, a combinação de alta temperatura e umidade fez os termômetros sacrificarem os gaúchos com marcas que rondaram os 40°C. Em Porto Alegre, a temperatura na madrugada foi a maior em cem anos de observação, e o sufoco ao longo do dia, além de alterar o comportamento das pessoas, chamou a atenção de sites internacionais especializados em meteorologia.
leia +
Jornalista responsável:
Adeilda de Sousa
DRT-DF 3896/99

~ por arauto do futuro em fevereiro 5, 2010 sexta-feira.

Uma resposta to “A VIDA AOS 40° – CLIPPING: 04-02-2010”

  1. Tudo bem, meu caro arauto, estamos cozinhando, mas vc vai sumir por causa disso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s