A PROMOÇÃO DA RIVALIDADE.

A PROMOÇÃO DA RIVALIDADE.

A idéia de desprezar o que veio antes

para valorizar o atual não é nada brilhante,

revela insegurança e limitada inteligência.

É comum ouvir acusações contra governos anteriores,

como se tudo de errado tivesse sido feito antes

e só agora se acertasse.

Também é comum, por exemplo,

elevar acusações contra o imperialismo estadunidense,

mas sob um olhar mais sincero,

deveríamos agradecer o povo americano

por ter ensinado ao mundo como se faz

a experiência democrática de convivência

das marcantes diferenças raciais e sexuais.

A promoção da rivalidade não senta as bases

de uma perspectiva democrática em nosso planeta Terra,

pois colocar uns humanos contra outros

é caldo de cultivo para as malfeitorias

travestidas de justiça.

.

Distribuir recursos é um sinal maior de enriquecimento do que a mera acumulação dos mesmos. Por quê? Ora, porque acumulando você perderia a chance de multiplicar esses recursos ao compartilhá-los com outras pessoas.

.

Dê um nó em tudo que amarra você, dê a volta por cima, faça o diabo e o céu também, mas não espere que nada se resolva por si só, porque quanto mais o tempo passar sem nenhuma atitude, mais as amarras se solidificarão.

.

Demonstre sem pudor nem temor sua capacidade organizadora, congregando correntes diferentes de pensamento através de suas atitudes e empreendimentos. Nada deve ser feito em nome do passado, mas no do futuro.

.

Agora não valerá mais reeditar os problemas antigos, porque perderam a validade, já não servem mais para nada. Quem ficar resmungando os mesmos problemas de sempre ficará para trás automaticamente.

.

Aproveite todos os diálogos e conversações, sejam formais ou casuais, para expor suas opiniões. Porém, não se esqueça de fundamentar tais opiniões com verdadeiro conhecimento, para causar profundo impacto.

.

Queira ir além das condições atuais, mas não fique apenas querendo, porque isso seria tornar-se alguém comum, que sonha muito, mas realiza pouco. Queira ir além das condições atuais, mas lute sempre para isso.

.

Surpreenda todo mundo ao tomar a iniciativa de organizar minuciosamente todas as tarefas, sejam grandes ou pequenas. Em vez de agir por impulso ou intuição, mantenha tudo sob o estrito escrutínio da organização.

.

A sorte não existe, tudo que acontece segue um plano que para nós é incompreensível, dada sua complexidade. Porém, você pode aproveitar a onda deste plano mantendo sob rígida organização todos seus assuntos.

.

A hora é favorável para você mudar o rumo de seus empreendimentos, ou pelo menos começar a fazer tudo diferente. Quando uma hora assim acontece, seria uma pena desperdiçá-la insistindo em andar por terreno seguro.

.

Toda a desordem acontece em nome de se encontrar uma forma nova de organizar os negócios e empreendimentos. Por isso, não deveria haver cabimento para irritação ou rompantes egoístas, porque tudo acontece por bem.

.

O infinito está ao alcance de sua mão, nas tarefas cotidianas, aquelas que de tanto repetir-se não merecem mais sua atenção. Pois é, faça diferente, preste muita atenção a essas tarefas e encontre nelas o infinito.

.

Uma vez que veja claramente em sua mente os planos e a maneira de realizá-los, o resto será apenas fruto do esforço, o qual não será difícil nem fácil, apenas um meio consistente de você atingir seus propósitos.

.

Fonte: Quiroga

Anúncios

~ por arauto do futuro em março 16, 2010 terça-feira.

2 Respostas to “A PROMOÇÃO DA RIVALIDADE.”

  1. Não existe o que veio antes e o que é atual. A humanidade passa por uma reedição de antigos valores travestidos do novo, tanto para o bem quanto para o mal. A democracia ateniense, por exemplo, existia apenas para os considerados cidadãos: grandes latifundiários da época, uma flagrante minoria da população.
    A democracia estadunidense venceu o facismo para depois reeditá-lo em bases mais inteligentes, de tal forma, que hoje é uma grande mentira. Essa grande democracia e grande mentalidade ajudou e fomentou dezenas de golpes militares e forças anti-democráticas pelo mundo afora e ainda continua estrangulando muitas perspectivas válidas e necessárias em nome de um progresso material destinado a muito poucos.
    Então, existe rivalidade, ela não precisa ser promovida, mas deve antes ser compreendida, pra que não caiamos mais nas armadilhas de sempre cuja finalidade é nos desumanizar.
    Eu não preciso ter ódio de ninguém, mas também não preciso nem devo compactuar com aquilo que me diminua.

  2. Não existe democracia, só para os que tem dinheiro, os que compactuam com o sistema. O sistema democrático funciona muito bem para estes. Vale a pena ler Henry Thoreau, que já desmistificava a democracia americana à época da guerra civil.
    Mas não adianta pegar no pé dos americanos. Se os brasileiros fossem a economia hegemônica, estaria cometendo abusos similares aos efetuados pelos americanos. O problema é uma mentalidade baseada no medo e na disputa, coisa ao mesmo tempo muito antiga e muito atual. O problema é que as conquistas e melhores idealismos são sempre capturados e desvirtuados para fins nada nobres, e pouca gente acaba sabendo o que é verdadeira nobreza, mais ligada ao caráter do que as diversas formas de posse e contrôle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s