A EXPERIÊNCIA DE SER.

A EXPERIÊNCIA DE SER.

A experiência de ser acontece entre

o implacável destino e a margem de manobra

de diversas dimensões que chamamos liberdade.

A história humana tem sido pautada por longos períodos

de domínio de forças aparentemente insuperáveis,

implacável destino,

mas transformada radicalmente através de eventuais inflexões

provocadas pela atitude revolucionária

de seres que foram e são verdadeiros heróis e heroínas

de suas épocas.

Contrapor-se ao inexorável não foi,

nem é ou nunca será uma atitude sensata,

mas se de sensatez fosse feita a história

hoje não existiriam inúmeras maravilhas.

Nós existimos num momento em que esta inflexão acontece,

tendo nas atitudes ousadas de novos heróis e heroínas

a revolução que beneficiará as futuras gerações.

.

Fale com o coração e tudo que você dizer será compreendido imediatamente. Fale com o distanciamento que a razão outorga e nada do que você dizer fará o mínimo sentido para ninguém. Exercite a emoção, só ela é verdadeira.

.

Daí de dentro, do ponto de vista do observador interno, as atitudes que as pessoas tomam parecem estranhas. Porém, pense o seguinte, do ponto de vista dos outros observadores internos, a alma estranha é a sua.

.

Melindres enormes podem acontecer por palavras ditas inadvertidamente. O que fazer? Amizade com o silêncio e exercício de ouvir com atenção tudo que for dito. Assim, nada perigoso sairá de sua boca jamais.

.

Todas as maravilhosas idéias que atravessam sua mente e que produzem entusiasmo só se mostrarão magníficas quando forem realizadas. Até lá, tudo será teoria sujeita a questionamentos e críticas.

.

A tentação vem na forma de novos empreendimentos que tirariam a atenção dos que já estão em andamento. Por enquanto, é propício finalizar tudo que você administra há algum tempo antes de iniciar nada novo.

.

Estranhos relacionamentos acontecem porque as pessoas não são sinceras entre si e se esquecem de sustentar o personagem que representavam quando se conheceram pela primeira vez. O tempo torna tudo claro

.

Quando tudo estiver à beira do caos, intervenha pondo ordem e organizando minuciosamente todas as tarefas e compromissos. Entregar-se ao caos seria tentador, mas neste momento nada de bom resultaria disso.

.

A mente está sempre dialogando consigo mesma e nem sempre algo interessante resulta disso. Porém, há momentos inspirados também que, apesar de raros, cimentam importantes informações que servirão para sempre.

.

Quando um gesto inadvertido feito por alguém ou uma palavra dita sem razão atingir você em cheio e a reação for enorme, tenha certeza que nada do que aconteceu foi a causa disso. É sua alma que está nervosa.

.

Fazer não é mais suficiente, a partir de agora tudo terá de ser feito aproximando-se da perfeição das obras. Com certeza, tudo será mais trabalhoso assim, mas os resultados serão também infinitamente mais satisfatórios.

.

Em geral, envolver-se em confusões é resultado de atitudes inconscientes, porque ninguém em seu são juízo entraria nessas de forma intencional, não lhe parece? Porém, sair das confusões só pode ser intencional.

.

As boas intenções nem sempre dão bons resultados e, por isso, será sempre sábio analisá-las com profundidade antes de colocá-las em prática. Em muitos casos, por exemplo, ajudar alguém não seria a melhor opção.

.

Fonte: Quiroga

Anúncios

~ por arauto do futuro em junho 9, 2010 quarta-feira.

Uma resposta to “A EXPERIÊNCIA DE SER.”

  1. Quando vencemos essas forças aparentemente insuperáveis, que dão o tom de como ser, estar e se comportar (em privilégio da manutenção de um estado de coisas e de um arranjo social), dentro de nós mesmos, e vencemos o ser aparente em nome do ser verdadeiro que somos (e desconhecemos), a revolução está feita.
    É possível criar e convencer uma águia de que ela é uma galinha, mas a partir do momento que descobrir sua real identidade, não adianta mais lhe dar milho nem esperar que ela não voe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s