INDIVIDUALIDADE E EGOCENTRISMO.

INDIVIDUALIDADE E

EGOCENTRISMO.

A cooperação ativa é a coroação do individualismo,

mas nesse caminho espreita o egocentrismo,

o veneno presunçoso de a vida começar e terminar

numa pessoa em particular.

A individualidade e o egocentrismo são como a vida e a morte.

A formação do indivíduo é a concepção de um mundo Novo,

infinitas possibilidades num Universo infinito.

O egocentrismo, por sua vez, é como um vulcão extinto,

parece forte, mas só emula o que em seu centro não mais existe

e, assim, dissemina esterilidade e nulidade ao seu passo.

A verdadeira individualidade

contém em si o germe da justiça cósmica,

a união de todos os fragmentos de vida eterna

numa rede interestelar de cooperação

para maior glória do Altíssimo,

que não precisa de mais glória.

.

O tempo que você dedicar à preservação de um ritmo cotidiano saudável e benéfico será também o tempo em que você verá seus projetos avançarem com firmeza. Abandonar o ritmo saudável seria distanciar-se desses.

.

Neste momento, a realidade é um espelho para você. Contemple, então, a imagem de sua alma refletida em outras pessoas, nas atitudes que elas tomam e naquelas circunstâncias que se repetem com maior frequência.

.

Nada será como antes, nunca mais! Isto será motivo de celebração, porque no fim ninguém será vencedor nem perdedor, o único objetivo real que está em marcha é a possibilidade de haver comunhão de interesses.

.

Faça um mapeamento dos relacionamentos mais importantes com que você pode contar. Se você pensar nisso com plena sinceridade, perceberá claramente a necessidade de recuperar o bom relacionamento familiar.

.

Beneficiar a maior quantidade possível de pessoas é muito complicado, mas os resultados brindam com prazer indizível, inimaginável há não muito tempo atrás. As coisas mudaram com velocidade incrível.

.

Decisões serão tomadas e muito melhor será que você tome a iniciativa nesse sentido. Melhor isso do que esperar que as coisas adquiram uma dimensão que seria mais difícil dominar depois. Avance com firmeza.

.

O desgaste experimentado não significa necessariamente que você tenha se esforçado o suficiente. Pelo contrário, o esforço, se bem empreendido e com o coração envolvido, deveria revitalizar você. Pense nisso.

.

Tudo está bem, mas nada acontece. Estar bem não é tudo, pelo visto. Quando as coisas apertam e seguem um caminho mais arriscado, a alma se mantém vigilante e consegue realizar façanhas que a segurança não promoveria.

.

Quanto mais você se esforça para ser livre e independente parece acontecer exatamente o contrário. O que estaria errado? Nada além de que a verdadeira independência reside na interdependência de tudo com todos.

.

Tudo continua igual, mas sua alma mudou e por isso adotou uma postura distante, de observadora, não se envolve tanto com pessoas e acontecimentos quanto antes, desconfia até de si mesma. Isso é passageiro apenas.

.

Importante apenas será seguir em frente, ainda que o panorama não tenha atingido o ponto ideal. Há ideais que demoram muito além do imaginado, inclusive porque para realizar-se provocam tumultos inesperados.

.

É propício que as circunstâncias não sejam favoráveis, porque dessa forma sua alma fica mais esperta e atenta, conseguindo por isso ser mais criativa também. Se tudo corresse facilmente, a lassidão teria tomado conta.

.

Fonte: Quiroga

 

~ por arauto do futuro em junho 27, 2010 domingo.

3 Respostas to “INDIVIDUALIDADE E EGOCENTRISMO.”

  1. A mania de se achar o centro de tudo esconde grandes medos: de se saber quem é realmente, de se bastar, de se doar para algo maior e de assumir as próprias deficiências. Faz a gente usar os outros de acordo com nossa conveniência e ainda se achar muito bom. As pessoas demoram a entender que cada um tem um raio de ação e um pepel e que ninguém é mais importante. Cada um é muito importante naquilo que seu ser “se especializou”, naquilo que seu ser soube crescer. Mesmo um líder, um comando, só é bom em sua especialidade se souber servir ao grupo que representa. Pr ser líder, não é melhor que ninguém, apenas tem mais talento para enxergar e direcinar para o bem comum o talento dos demais. Em resumo, de alto à baixo na hierarquia, somos todos servidores uns dos outros, e de nós mesmos também. Peças de um cenário maior.

  2. Uma postura tem a coragem de se abrir para a vida. A outra, por medo e defesa, se fecha sobre si mesma. A primeira expande e se expande, a segunda aprisiona e se aprisiona.
    Oscilamos entre uma postura e outra até percebermos que estamos cortejando a morte à cada concessão que fazemos diante de nosso medo. Concessão ao ego, cujo destino é desaparecer.
    O ego, o instinto de auto-conservação e acumulação, pertence à natureza animal e, como tal, está sujeito ás leis de dissolução que são próprias à matéria. Um ente permanentemente identificado apenas com o próprio ego, sofre as mesmas contingências do mesmo. Ocorre que nossa consciência é espiritual e transcende a matéria e suas vicissitudes. Focados nela, amparados nessa consciência e com ela identificados, é que podemos ter capacidade e coragem de enfrentar o que vem por aí.
    Os apegos, as muletas existenciais, as atitutudes compensatórias não funcionarão mais e enlouquecerão seus portadores. Isso já está acontecendo, não vê quem não quer.
    Então é hora de procurar a sua verdade, onde ela existe, e parar de perder tempo com sonhos e ilusões que cobrarão muito bem o seu preço.

  3. E se alguém quer saber o que é consciência espiritual, procure a verdade e não saia dela, por mais sedutor ou confortante que seja, que rapidamente você vai entender o que é consciência espiritual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s