DISCIPLINA NÃO É PROBLEMA, MAS SOLUÇÃO.

DISCIPLINA NÃO É PROBLEMA

MAS SOLUÇÃO.

 

Conduzir os humanos de volta ao espírito

através do uso da força, da intimidação ou do medo

é um sacrilégio, não se entra no reino do céu

com o coração tomado pela apreensão.

Só a alegria consistente

e de natureza prática abre a porta do céu

e demonstra a leveza infinita do espírito

através de pequenos, mas cruciais detalhes cotidianos.

Esta inefável afirmação é o início da necessária disciplina,

porque andar na direção do céu é trabalhoso.

É aqui mesmo que muitos desistem,

porque estão contaminados por essa disciplina maligna

e perversa que as religiões impuseram.

Disciplina não é problema, mas solução,

metodizar os hábitos alegres e renovadores

é tudo que nossa humanidade precisa para tornar o espírito

algo prático e disponível o tempo todo.

.

As pessoas adoram ser juízes das outras, condenando-as duramente por pequenas infrações. Porém, quando chega a hora de receber o mesmo tratamento pedem misericórdia e se enfadam com o acontecimento.

.

É necessário começar aceitando o que não se compreende, porque de outra forma nunca sua alma avançará em conhecimento, ficará sempre circunscrita ao mundo que dá por sabido. Aceite em nome de conhecer mais e progredir.

.

Todo ressentimento é originariamente um sentimento que não se manifestou com a intensidade natural na hora em que foi oportuno e, assim, ficou reverberando até perder o fio da meada e transformar-se em ressentimento.

.

Nada é humilhante quando a alma está disposta a prestar serviço e ser útil. Certas pessoas soberbas aproveitarão essa condição para tentar impor humilhações, mas na prática elas serão as únicas humilhadas.

.

Uma boa comunicação não resulta necessariamente das palavras. Às vezes, um gesto simples na hora certa comunica com mais eficiência do que um discurso elaborado. A simplicidade será sempre a melhor comunicação.

.

Fazer críticas é algo que precisa ser bem pensado, porque ainda que você tenha a boa intenção de melhorar alguém, isso não significa que o momento seja oportuno. As críticas precisam ser feitas com doçura.

.

Algumas falhas são importantes, porque demonstram a fragilidade de seus planos e tornam oportunos todos os ajustes e compensações necessários para que tudo continue dando o mais certo possível.

.

A solidão é impossível, porque a alma humana está em comunhão com a vida, que é rica em diversidade. As pessoas se sentem sozinhas porque têm visão curta e pouco atrevimento. É só sair por aí que a solidão desaparece.

.

Aja com total espontaneidade, mas também monitore suas atitudes para que essa espontaneidade não fique restrita ao comportamento agressivo que, se tornado normal, deixaria também de ser espontâneo.

.

Clareza! É necessário manifestar suas opiniões com a maior clareza possível, sem lançar mão de chavões que confundiriam, já que as pessoas os entenderiam como uma forma de você dizer que não sabe do que está falando.

.

Outrora, foi mais importante você ter a aprovação das pessoas próximas para tomar decisões. Isso foi mudando e agora é completamente possível você tomar decisões, inclusive contrariando a aprovação que elas outorgariam.

.

As mais terríveis ofensas merecem o perdão também e será nelas que você encontrará a dose de amor que parece impossível às pessoas comuns. É impossível ser uma pessoa comum e amorosa ao mesmo tempo. O amor é especial.

.

Fonte: Quiroga

~ por arauto do futuro em julho 17, 2010 sábado.

2 Respostas to “DISCIPLINA NÃO É PROBLEMA, MAS SOLUÇÃO.”

  1. “Só a alegria consistente
    e de natureza prática abre a porta do céu
    e demonstra a leveza infinita do espírito
    através de pequenos, mas cruciais detalhes cotidianos.
    Esta inefável afirmação é o início da necessária disciplina”

    Eu entendo que o que está sendo dito se refere ao empenho e à atenção sobre as reais necessidades de nosso entorno, nossa capacidade de visualizá-las e dar uma resposta positiva às suas demandas.
    Mas isto não pode ser feito por uma consciência bitolada por sistemas de culpa e premiação aos “obedientes”, isso só pode ser feito por uma consciência liberta que não teme ver a verdade de sua realidade circundante, não se abate seja ela qual for, e dá a resposta mais positiva (e por isso alegre, porque tem sentido adequado à situação) para não apenas remediar o entorno, mas torná-lo melhor.
    Há um salmo bíblico que fala sobre eleitos e diz que eles, m,esmo que caminhem no deserto, fazem de sua passagem fontes de água límpida. Disciplina deve ser isso.

  2. Vou transcrever dois textos que acho de grande valia.
    – “Errar é pensar que conhecemos suficientemente qualquer área da vida.”
    – “Não creiais em coisa alguma pelo fato de vos mostrarem o testemunho escrito de algum sábio antigo. Não creiais em coisa alguma com base na autoridade de mestres e sacerdotes. Aquilo, porém, que se enquadrar na vossa razão e, depois de minucioso estudo, for confirmado pela vossa experiência, conduzindo ao vosso próprio bem e ao de todas as outras coisas vivas : A isso aceitai como verdade. Por isso pautai a vossa conduta.”
    (Sidarta Gautama, 500 A.C.)

    Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s