Sonhar com Valentia

Sonhar Com Valentia

Pájaro

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge de nossos pensamentos. Com nosso pensamento criamos o mundo. – Buda


Tenhas dado conta disso ou não, todos estamos criando o mundo ao sonhar. Não estamos falando no sonho dormido com o que estamos familiarizados,  mas no sonho desperto que criamos com nossos olhos abertos. Quando não nos damos conta que todos compartimos o poder para co-criar a realidade com a ajuda do Universo mesmo, esse poder desliza de nossas mãos e nosso sonho se converte em um pesadelo. Começamos a sentir que somos vítimas de uma criação desconhecida e atemorizante que somos incapazes de influenciar ou mudar.

Os acontecimentos parecem controlar-nos e prender-nos. A única maneira de pôr fim a esta espantosa realidade é despertar para o  fato que também é um sonho, e reconhecer nossa capacidade para escrever uma história melhor, uma com a que o Universo trabalhará com nós para manifestar. A natureza do cosmos é tal que, seja qual seja o sonho que tenhas acerca de ti mesmo e do mundo,  este  se converterá em realidade.

Enquanto despertas a teu poder de sonhar, começas a flexionar os músculos de tua coragem. Então podes sonhar com valentia: soltando tuas crenças limitadoras e superando teus medos. Puedes começar a criar sonhos verdaderamente originais que germinam em tua alma e dão fruto em tua vida.

Sonhar com valentia te permite criar desde a fonte, da sopa quântica do Universo onde tudo existe em estado latente ou potencial. Os físicos comprendem que no mundo quântico nada é “real” até ser observado. Porém os acontecimentos quânticos não ocorrem unicamente no laboratório. Também acontecem dentro de nosso cérebro, nesta página, e a todo nosso redor. Quando acedes a qualquer parte do sonho, da grande matriz de energia, podes mudar a realidade e alterar o sonho inteiro.

A física moderna esta descrevendo o que os antigos guardiães da sabedoria das Américas sabem durante muito tempo. Estes xamãs, conhecidos como  os Guardião da Terra, dizem que estamos criando o mundo ao sonhar através do ato mesmo de presenciá-lo. Os cientístas creen que somente somos capazes de fazer isto no minúsculo mundo subatômico. Os xamãs compreendem que também sonhamos o mundo maior que experimentamos com nossos sentidos. Como os Aborígenes, os Guardiães da Terra vivem em um mundo onde o tempo de sonhar não foi  empurrado ao âmbito do tempo de dormir, como  foi  para nós. Sabem que toda a criação surge de, e regressa a, este tempo de sonho.

O tempo de sonho, a matriz criativa, não existe em um lugar fora de nós mesmos. Mas, infunde toda matéria e energia, conectando cada criatura, cada rocha, cada estrela, e cada raio de luz ou moita de pó cósmico. O poder de sonhar é o poder de participar na criação mesma. Para os Guardiães da Terra, sonhar a realidade não é somente uma capacidade, mas sim um dever, um que devemos levar a cabo com graça e amor para que nossos netos herdem um.

Entramos em detalhes extraordinários para criar nosso mundo sonhando. O Big Bang tería que ser tão matizado, tão perfeitamente sincronizado e calculado, como para produzir unicamente 1 parte de matéria em 10 elevado à potência 50 de pó estelar. Isto é 10 seguido de 50 zeros, nem mais nem menos. O que é ainda mais desconcertante é a matização dos parâmetros do Universo que ocorreu, em particular aqui na superfície da Terra, que tem mantido um perfeito equilíbrio de temperatura entre o ponto de congelamento e ebulição durante mais de mil milhões de anos. O insólito destas proporções que permitem que apareça a vida sugere a presença de uma força inteligente. Os Guardiães da Terra o chamam a Fonte Infinita, ou Infinidade.

solsticio-de-invierno

Os xamãs com os quais tenho estudado nos Andes e no Amazonas creem que somente podemos aceder ao poder desta força aumentando nosso nível de consciência. Quando o fazemos, tomamos consciência de que somos como uma gota de água em um vasto oceano divino, diferenciados porém à vez sumergidos em algo muito maior que nós.  Somente é quando experimentamos nossa conexão com a Infinidade que somos capazes de sonhar poderosamente.

De fato, é nossa sensação de separação da Infinidade a que nos prende num pesadelo em primeiro lugar. Para por fim ao pesadelo, para recuperar nosso poder de sonhar a realidade e formular uma realidade melhor, necessitamos mais do que uma comprenssão intelectual de como funciona este processo. Necessitamos ter uma compreensão visceral de nosso poder de sonhar e experimentá-lo em cada uma das células de nosso corpo.

De fato a compreensão intelectual de nossa capacidade de criar a realidade imita porém impede tudo o que seríamos capazes de sonhar. Se não conseguimos ir mais além da mera compreensão intelectual deste conceito, terminaremos por baixar o nível e criaremos uma experiência do mundo muito menos gloriosa e bela da que somos capazes de formular.

Com uma compreensão visceral de nosso poder para sonhar, reconhecemos que podemos compartir esta experiência da Infinidade, aqui mesmo, agora mesmo, e deixar de sentir-nos desvinculados e desconectados. Faz falta coragem para saborear a Infinidade.

Os Guardiães da Terra creem que o mundo é real, porém somente porque  o estás sonhando para que exista. Porém sonhar o mundo requer um ato de valentia. Quando nos falta coragem, temos que nos contentar  com o mundo que está sendo sonhado por nossa cultura ou por nossos genes. Sentimos que nos temos que contentar com o pesadelo. Para sonhar com valentia, tens que estar disposto a empregar teu coração. De outro modo, teu sonho ficará paralizado ao nível das emoções, e em pensar demasiado, planejar demasiado, e preocupar-se sem fim. Então teu sonho se converterá em um pesadelo ou uma mera fantasia, prendendo-te ou desaparecendo enquanto te perguntas “¿O que aconteceu?”

Ainda que tua mente resista a isso, o fato é que tens uma escolha entre ter a vida que queres ou ter as razões pelas quais não podes ter essa vida. Podes ter alegria e paz, ou podes ter esse grande bolso negro cheio de todas as tristes incidências e acidentes que te ocorreram na infância ou em tua última relação. Podes ter tuas feridas ou podes ter tua glória. Podes viver a vida de uma vítima, carregando os traumas de teu passado, ou podes viver a vida de um herói, porém não podes fazer as duas coisas. Se queres sentir-te apoderado, necessitas tomar uma decisão consciente de sonhar um sonho sagrado e praticar a valentia.

_________________

Do livro Courageous Dreaming: How Shamans Dream the World into Being (Sonhar com Valentia: Como os Xamãs Criam o Mundo Sonhando) por Alberto Villoldo PhD ©2009 Hay House

Alberto Villoldo, Ph.D., psicólogo e antropólogo médico,  tem estudado  as práticas curadoras dos xamãs da Amazonia e Incas durante mais de 25 anos. Quando estudava em San Francisco State University (Universidade Estatal de San Francisco), fundou o Biological Self-Regulation Laboratory (Laboratório de auto-Regulação Biológica) para estudar como a mente cria saúde e enfermidade psico-somática. O Dr. Villoldo dirige The Four Winds Society (Sociedade dos Quatro Ventos), onde oferece formação a indivíduos nos Estados Unidos e Europa na prática de medicina energética e recuperação da alma.

TRADUCIDO POR:  TANIA

FONTES:  http://www.ofspirit.com/albertovilloldo1.htm

http://hermandadblanca.org/2010/08/02/sonar-con-valentia/

Tradução livre es/br/pt: Arautodofuturo

Anúncios

~ por arauto do futuro em agosto 22, 2010 domingo.

4 Respostas to “Sonhar com Valentia”

  1. Muito bom esse texto. Seria legal que vcs trouxessem as técnicas de religação deste autor. Como ele mesmo disse, a gente intelectualiza pra perceber, mas é preciso sentir, introjetar e sobretudo agir com coragem, sem medo de nossas melhores prerrogativas. Do contrário,a gente é só vítima mesmo, e eu digo isso com propriedade (rs.).
    Achei interessante ter mudado meu “rosto” na net e, sem perceber, vim postá-lo num artigo onde ele já está lá em cima.
    Estou deixando de ser quadradinho pra virar passarinho.

    • Oi Beijamijm

      Deste autor não encotramos, mas ao longo do arauto temos publicado vários artigos que ajudam a relembrar e como treinar essa ‘religação’. Mãos a obra!

      Voa passarinho =) Só existem e vemos esses seres passarinhos aos montes aqui na Terra pois sua finalidade é nos dar um deslumbre, uma pitada do que nos tornaremos ao aprender a voar. Para isso estamos.

      Somos gratos

  2. Eu é que sou grato. Vim recordar minhas asas por aqui. Como é que eu faço pro meu novo “rosto” aparecer no lugar do quadradinho? Estou pretendendo começar a materializar algumas coisas (rs).

    • Oi Beijamim,

      O gravatar que usamos está relacionado ao blog do wordpress.

      Sobre sua pergunta do ‘rosto’, que é conhecido como ‘gravatar’ as informações que encontrei são as que seguem:

      O que é Gravatar

      Um Gravatar (Globally Recognized Avatar), segundo o site que gerencia o serviço,

      “é simplesmente uma imagem avatar que você leva de um blog para outro e aparece ao lado de seu nome quando você comenta em blogs com Gravatar habilitado.”

      Crie o seu Gravatar

      Acesse o site Gravatar (http://en.gravatar.com/) e digite seu endereço de e-mail no campo E-mail (esse endereço de e-mail deverá ser utilizado nos blogs para que seu Gravatar apareça, é através do e-mail que o sistema vincula as fotos aos comentários). Clique em “Assinar” e aguarde um e-mail de confirmação. Após verificar o e-mail digite um nickname e uma senha.

      Como fazer o upload de uma foto ou imagem

      Clique em “My Account” –> “Add an image” e escolha de onde deseja importar a foto ou imagem:

      * My computers hard drive – Computador local.
      * An image on the internet – Imagem hospedada na internet.
      * Your wordpress.com avatar – O avatar de sua conta no wordpress.com.

      Após inserir a foto clique em “Next” e aguarde o upload. Quando a foto aparecer, ela estará no tamanho “normal”, mas só irá aparecer o que está em destaque no quadrado tracejado. Com o mouse mova e redimensione o tracejado e observe ao lado as alterações. Agora clique em “Crop and Finish” e defina qual a classificação de seu Gravatar:

      * X – Imagem contendo sexo e/ou violência extrema.
      * R – Imagem obscena, nudez ou drogas.
      * PG – Imagem com gestos rudes, vestimenta provocante e/ou violência moderada.
      * G – Imagem que pode ser utilizada em qualquer tipo de blog.

      Cuidado ao escolher a classificação, seja bastante sincero ou poderá ter seus comentários bloqueados em alguns blogs, se sua imagem não pode aparecer em qualquer blog (ou seja, onde está claro que crianças, adolescentes e pessoas que não estão ali para ver cenas fortes ou de sexo) escolha outra classificação que não a G. Após escolher sua classificação clique em “Confirm”.

      Agora você já possui um Gravatar, clique em “Check this Gravatar” e visualize como seu Gravatar irá aparecer nos blogs. Deixe um comentário para testar seu Gravatar!

      http://www.gfsolucoes.net/gustavo/blogosfera/gravatar-o-que-e-como-ter-um-como-colocar-em-seu-blog/
      .
      Outra informação diz:

      Antes dos perfis universais, hoje encabeçados por Facebook, Twitter e alguns outros específicos de comentários (DISQUS, IntenseDebate), o Gravatar era o mais próximo que tínhamos disso. Através de um cadastro simples, era (e ainda é!) possível relacionar uma imagem nossa ao nosso e-mail, e assim, em todos os blogs que suportassem o serviço, ao inserir um comentário, a imagem era automaticamente exibida.

      Nos últimos dias, a Automattic, empresa detentora do Gravatar (e também do WordPress.com), liberou um generoso upgrade na ferramenta. Agora, o Gravatar não lida apenas com a imagem, mas sim com o perfil inteiro dos usuários.

      A novidade já está parcialmente funcional. No site, é possível editar o perfil, e vê-lo – mas apenas o seu. Os perfis, que serão públicos, ainda levarão um tempinho para tornarem-se, de fato, disponíveis a qualquer um.

      Um detalhe muito interessante é que todas as contas “linkadas” de outros serviços (Facebook, Twitter, Tumblr, Vimeo, posterous, etc.) foram implementadas via API e são verificadas. Essa medida é uma grande arma para combater perfis falsos. Além desses serviços, o perfil permite a inclusão de nome completo, nome de exibição, local, descrição (mini-biografia), galeria de imagens e links.

      Usuários do WordPress.com já podem editar seus perfis no Gravatar diretamente da interface administrativa do serviço de blogs. ( e foi o que fizemos aqui )

      Fonte: WordPress.com.

      Que seja util a informação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s