CERTO E ERRADO.

CERTO E ERRADO.

A distinção entre o certo e errado está na

própria substância do que nos torna humanos.

Como nossos instintos,

que nem merecem ser chamados assim,

não informam o destino nem como satisfazê-los,

entre o impulso desses e sua resolução

experimentamos uma espécie de terra de ninguém,

a margem de manobra que chamamos de

livre arbítrio.

Evidentemente, se há o que escolher

se impõem as normas de distinção

entre o certo e errado.

Por isso, nada mais brutal há entre nós do que a

tentativa de relativizar até o infinito essa distinção,

pois, sem essa retornamos a ser animais,

o que seria um insulto à nossa humanidade

e aos próprios animais.

Meditar constantemente sobre o que é certo e errado

é o mínimo que um ser humano deve fazer

em nome de sua própria humanidade.

.

Todo ato de honestidade é uma contribuição eficiente para a melhora de nossa civilização. Na prática, tal atitude tem sempre um custo bastante alto, porque discorda do que seria normal fazer. É um atrevimento.

.

O amor é uma dimensão à qual poucas pessoas se atrevem, porque é muito mais uma tarefa do que uma recompensa, tudo o contrário do que fomos treinados a pensar. A única recompensa do amor é a satisfação do serviço prestado.

.

Só uma mudança radical de conceitos ajudará a entender o que acontece na atualidade, já que tudo contradiz o que era esperado e lógico. Porém, o que acontece é o que é e só resta elevar a consciência para entender.

.

O amor não se demonstra com palavras, pelo contrário, essas atrapalham bastante sua expressão eficiente. O amor se demonstra em gestos concretos ou simplesmente não se mostra. Agora você já sabe, o resto é com sua alma.

.

Quanto mais você sabe, mais a alma dói por saber mais. Porém, o que se pode fazer a respeito? Fechar os olhos não é mais uma opção, o negócio agora será digerir o melhor possível as informações e agir de acordo.

.

Pensar primordialmente em si e só pensar nos outros se sobrar tempo, eis o princípio de todos os erros que nossa humanidade comete. Como fazer para superar este redemoinho mental e emocional? Com treino, com muito treino.

.

O que outrora foi incompreensível hoje faz parte da maneira com que você julga os acontecimentos. A mente se expande, quando você se deparar com algo inaceitável, saiba que por trás está a mente que deseja compreender.

.

Faça apenas o que seja necessário, isso evitará que você se complique ou mesmo que transforme soluções em problemas maiores daqueles que pretenderia superar. Agir de acordo com a necessidade é o espírito do pragmatismo.

.

É fundamental, do ponto de vista civilizadamente material, que você busque sua recompensa pelo esforço e trabalho efetuados. Porém, fundamental também é que nunca perca de vista o mundo invisível em que isso acontece.

.

Mantenha sua mente aberta e flexível, já que só assim terá garantia de que seus julgamentos não serão limitados por preconceitos e inúteis discriminações. Cada pessoa vê o quanto de verdade que seja capaz de aguentar.

.

Os segredos têm prazo de validade e este não poderá se estender além da conta. Você não precisa sair por aí divulgando o que sabe, mas fique ciente de que as coisas se revelarão pela própria força das circunstâncias históricas.

.

A proximidade de certas questões que interessam demais a você gera impaciência, mas tal estado de ânimo não ajuda nem um pouco a que tudo ande melhor e com eficiência. Melhor munir-se do impossível, a paciência.

.

Fonte: Quiroga

Anúncios

~ por arauto do futuro em agosto 23, 2010 segunda-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s