O QUE É CIVILIZAÇÃO?
O QUE É CIVILIZAÇÃO?
Nada há de mais valioso
para a regeneração do mundo e
a erradicação da iniquidade
do que reconhecer a importância
dos relacionamentos corretos.
É impossível haver existência humana
em estado isolado, já que SER,
do ponto de vista nosso, é relacionar-se,
sem isso não há existência.
Relacionamentos são desafios e responsabilidades,
é o início da sociedade, da cultura, da civilização.
A civilização não é uma entidade independente
de você, é o produto do relacionamento
que você estabelece com as outras pessoas
e com sua própria alma.
Se há iniquidade é porque você comunga com ela,
se há beleza é porque você a produz
em seus relacionamentos.
A civilização é o somatório de tudo que ocorre
na intimidade dos relacionamentos humanos.
.
Aceite as consequências dos erros que você cometeu, mas não para sentir culpa e sim para consertá-los o mais rapidamente possível. Sem ajustes tudo continuará descambando para o lado oposto do que você buscava.
.
Nada deve ser protelado, tudo deve ser enfrentado no exato momento em que acontecer. Dessa forma você evitará a acumulação de situações e sentimentos que, ao longo do tempo, fariam você perder o fio da meada.
.
Justificar-se não é o mesmo que comunicar-se. Quando você usa o tempo para justificar suas atitudes, na verdade deixa de ouvir a crítica recebida, a qual, talvez, serviria para fazer ajustes e melhorar o caminho.
.
Comunicar-se não é o mesmo que comunicar. Quando você se comunica leva em conta que há outra pessoa à sua frente e se dispõe a ouvi-la. Quando você comunica você torna irrelevante haver um ser humano à sua frente.
.
Milagres acontecem, mas como as pessoas andam cínicas e céticas demais é provável que elas critiquem o que viria a salvá-las, inclusive. Fazer parte dessa chusma barulhenta não é necessário, só se você quiser.
.
Sua alma sente a proximidade de acontecimentos importantes e, por isso, assume o comando da situação. Logo as pessoas perceberão isso e criticarão suas atitudes de comando, achando que é apenas uma viagem de poder.
.
Mantenha o foco, o que significa que você precisará de paciência com as pessoas que atrapalharem em vez de ajudar. Acontece que elas não conhecem seus planos e não têm como envolver-se com tanto ardor quanto você.
.
A maior responsabilidade de todas é a de preservar os relacionamentos em bom funcionamento, o que na prática significa que todas as pessoas envolvidas tenham lugar e vez para garantir suas satisfações.
.
Perante a aventura a alma sente o mesmo medo de sempre, aquele que alimenta todas as dúvidas. Que seria melhor fazer? Permanecer no suspense e protelar a ação ou seguir em frente e assumir a aventura?
.
A prosperidade é um ideal buscado por todos os seres humanos com um mínimo de juízo e garantido pelo céu, que acolhe todos os pedidos. Por que é tão difícil prosperar? Tenha certeza, isso é coisa dos humanos.
.
Preserve a abertura e flexibilidade de sua mente, porque a tendência é acontecer inúmeros assuntos que não poderiam ser administrados com a mesma atitude de sempre. A inovação se fará necessária.
.
Aceitar o que um dia foi inaceitável é um claro sinal de evolução. Observe como as coisas mudam irremediavelmente e, baseando-se nesse fato, permita que tudo flua com mais soltura e leveza, sem preocupações excessivas.
.
Fonte: Quiroga
É bom que alguém nos lembre mesmo que tudo começa no chão, no be-abá de nossas vidas, ou seja, em sua base, que é a dos relacionamentos humanos. Muitas vezes não é muito fácil respeitar um outro, porque a gente mesmo não se respeita, nem entende o respeito como deveria.
O que há para se exteriorizar, nesse caso, então? Só o de sempre, uma compreensão ensimesmada, que ainda crê fazer o bem, interferindo negativamente na vida alheia, porque não considera que é outro SER, outro estado de ação e compreensão.
É preciso aprender a andar junto onde isso é possível. Onde não é, que cada um faça o melhor sobre si mesmo, em seu próprio canto.