DIGNIDADE E INDECÊNCIA.
DIGNIDADE E INDECÊNCIA.
A consciência do próprio valor
é o princípio da dignidade.
É impossível a alma mentir a si mesma,
ela pode formular distorcidos raciocínios
para evitar a justa medida
de sua dignidade ou indecência,
mas o medo nos olhos trairá para sempre
as palavras que dirá.
Sem dignidade o humano é menos do que pode ser,
seu brilho se apaga
e mesmo que se rodeie de opulência
em algum momento a indecência o esbofeteará,
contaminando as pessoas que diz amar.
Dignidade, princípios, elevação e nobreza,
erra feio quem se convence de que estas abstrações
são coisas do passado, de elites recalcitrantes.
Dignidade é o que eleva a despeito da aparência.
Indecência é o que produz decadência,
independente do fausto ou glória aparente.
.
Todas as informações você conhece, agora só resta o momento de você tomar a decisão e tornar concretas suas idéias. A partir desse instante, não se poderá voltar atrás, por isso a ansiedade aflora com total intensidade.
.
Antes de seguir em frente passe a limpo seus próprios raciocínios, porque provavelmente você complica o que poderia ser simples e direto. É desnecessário seguir vias tortuosas quando se pode usar a estrada.
.
Siga em frente com a mente e emoção desapegadas do resultado. Esperar o que não poderia acontecer resultaria em desespero, tanto quanto não esperar o que acontecerá. Permita que a surpresa surja com glória e esplendor.
.
Mudar é preciso! Ainda que você tenha estabilizado suas opiniões durante muito tempo, nada garante que essas continuem trazendo os mesmos benefícios de outrora. Perceba o vento do destino soprando diferente.
.
Nada se acertará por si só, as coisas precisam de intervenções duras, já que é muito o que está em jogo. Enfrente este momento com a devida solenidade, levando a sério os desdobramentos futuros.
.
Quando a alma vislumbra a possibilidade de embarcar numa aventura, logo se desfaz da zona de conforto e segurança onde se escondia, o entusiasmo fala mais forte. Por que buscar pêlo em ovo? É só seguir em frente!
.
O que for inevitável será melhor enfrentar de uma vez e assim terminá-lo. Sua alma é absolutamente informada e esclarecida a respeito do que poderia ser inevitável, nada é uma charada, tudo está às claras.
.
Dê um passo além do entusiasmo, ingresse no caminho em que só o esforço e persistência garantirão que as idéias abandonem o terreno da subjetividade e se transformem em projetos concretos que você possa compartilhar.
.
As razões que você evoca para agir como pretende não são lógicas nem sensatas, baseiam-se em sensações e sinais que para a sua alma foram suficientes para confirmar as suspeitas. Na prática, isso criará problemas.
.
Seria impossível você se submeter aos comandos de qualquer pessoa, a não ser que encontrasse um interesse estratégico nisso. Porém, tampouco se pode estar com a bola toda o tempo inteiro. Encontre o equilíbrio.
.
As certezas são todas transitórias, mas servem para tomar decisões, ainda que a contragosto. É necessário tomar essas decisões, mas pense que, talvez, durem menos do que o esperado, já que tudo é transitório.
.
O entusiasmo dos muitos não é garantia de sucesso, em alguns momentos a alma se vê na obrigação de contrariar a onda da maioria, sujeitando-se ao que a intuição lhe informa. Nem sempre a maioria está com a razão.
.
Fonte: Quiroga
Numa época em que se esforçam tanto por transformar-nos em mercadorias e escravos de sistemas deformantes, a consciência do próprio valor e dignidade pode nos retirar de muitas emboscadas, tais como aquelas que nos dizem que é melhor parecer e ter do que SER. Nada contra ter boa aparência e recursos, mas pouco adianta se você nem sabe quem é, quais são suas verdadeiras aspirações e verdade, e o que realmente se faz com tudo isso.
A consciência da própria dignidade, dos altos preços que pagamos desde que viemos à este mundo, até as melhores alegrias que recebemos, é o que nos impede de sermos coisas, num mundo de coisas.