SAIR DA ROTINA : O segredo da longevidade

SAIR DA ROTINA :

O segredo da longevidade

O CÉREBRO HUMANO MEDE O TEMPO MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DOS MOVIMENTOS

Publicado por MaEl Etiquetas:

Se você for colocado em uma habitação vazia branca sem móveis, sem portas nem janelas, nem relógio … você começa a perder a noção do tempo. Durante uns dias, sua mente detecta a passagem do tempo sentindo as reações internas do corpo, incluíndo a frequência cardíaca, os ciclos do sono, a fome, a sede e a pressão arterial.

Isto se deve a nossa noção da passagem do tempo que se deriva do movimento dos objetos, as pessoas, os símbolos e a repetição cíclica dos acontecimentos naturais como o amanhecer e entardecer.

A comprensão deste ponto, é outra coisa que tens a considerar:

Nosso cérebro é muito otimizado.

Evita fazer o mesmo trabalho duas veces.

Um adulto  tem em média entre 40.000 e 60.000 pensamentos ao dia.

Qualquer de nós ficaria louco se o cérebro parasse para processar conscientemente esta quantidade.

Por tanto, a maioria destes pensamentos são automáticos e não aparecem no índice dos acontecimentos do dia e portanto, quando se vive uma experiência a primeira vez, o cérebro dedica muitos recursos para entender o que está acontecendo.

É quando te sentes mais vivo.

A medida que a mesma experiência se repete, simplesmente se colocarão as respostas em modo automático e ‘apagam’ os experimentos duplicados.

Se você entende estes dois pontos, agora entende por que parece que o tempo se acelera a medida que envelhecemos e por que chega o  Natal cada vez mais rápido.

Quando você começou a dirigir carros, tudo parecia muito complicado, nossa atenção parecia estar mais solicitados.

Em um dia você está conduzindo, mudando de marcha, olhando as luzes, lendo as placas de sinalização ou inclusive falando ao telefone tudo ao mesmo tempo.

Como é isso?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (não a lê com os olhos, mas com a imagem anterior da mente), o cérebro já sabe qual mudança de marcha fazer (somente toma suas experiências anteriores e utiliza, em lugar de realmente repetir a experiência).

Em outras palabras, você não está experimentado essa experiência, ao menos para a mente. Esses segundos críticos de mudança de marchas, a leitura da sinalização …

Se apagam da noção da passagem do tempo …

Quando você comença a repetir algo com exatidão, a mente apaga a experiência repetida. A medida que envelhecemos, as coisas començam a repetir-se – as mesmas ruas, as pessoas, problemas, retas, programas de televisão, as demandas … finalmente … novas experiências (as que fazem a mente parar e pensar de verdade, que seu dia parece ter sido longo e cheio de notícias) e que estão diminuindo. Até que se repete tanto que é difícil dizer o que aconteceu de novidade na semana, ano ou, para algumas pessoas na década.

Em outras palabras, o que faz que o tempo parece que se acelera é a. ..

ROTINA

Não me interpretem mal.

A rotina é essencial para a vida e a otimização é uma grande coisa, porém a maioria das pessoas se encanta tanto com a rutina que, ao longo da vida, seu diário termina sendo um capítulo de livro um,  se repitem todos os anos.

Afortunadamente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mudanças e Marcações). Siga adiante, faça algo diferente e comprove, faça um ritual, uma festa ou registros com imagens. Mude sua paisagem, tome umas férias con sua família (eu sugiro que tires férias sempre que puder,  e de preferência um lugar quente durante um ano e frio no seguinte) e marque com fotos,  cartões postais e cartas.

Faça que as crianças (que destroem as rotinas) sempre tenham as festas de aniversário para elas e para ti (marca o evento, e diferencie este dia).

Use e exagere os rituais para momentos especiais a partir dos momentos habituais.  Dê  mais flores, sem motivos aparentes.

Tenha festas de aniversário de namoro, boda, 15 anos,  por favor acrescente o aniversário de sua turma de graduação, visite a parentes distantes, mude a cor do cabelo, faça a barba, deixe crecer a barba, compre decorações diferentes para Natal, vá a concertos, shows,  cozinhe uma nova receita toda semana tomada de um livro novo. Crie uma canção.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa com a mesmo cor, faça algo diferente.

Beija a teu parceiro/a e vive de maneira diferente con ele ou ela em diferentes momentos.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.

Se tenhas condições, especialmente se já se aposentou ou se ainda não tenham filhos, vá com teu esposo, esposa ou amigos a outras cidades ou países, veja  e conheça a outras culturas, visite museos extranhos ….. deguste pratos diferentes …….em outras palabras .. V-I-V-A.

Porque se você vive com intensidade experiências diferentes, mesmo as mais simples ou comuns, o tempo parece mais longo.

E se tiveres a soerte de estar casado (a) a qualquer disposto (a) a vivir buscando coisas diferentes, seu livro será muito maior, muito mais interessante e mais vivo … que a maioria dos livros da vida …

Rodei-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, procedentes de diferentes lugares com diferentes religiões e gosto por produtos de alimentação diferentes.

Não importa o que você fará, de toda maneira, creio que tenhas captado a mensagem, verdade?

Boa sorte em suas experiências para ampliar o tempo com a qualidade,  a emoção e a sua vida …

FUENTEMaEl: 22 SEPT-2010 Pravda.ru

Tradução livre arauto do futuro

Anúncios

~ por arauto do futuro em outubro 9, 2010 sábado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s