PERDER A CABEÇA.

PERDER A CABEÇA.

Perder a cabeça é hoje em dia uma frase de sentido figurado,

mas que durante séculos foi literal.

Na França se inventou o instrumento

que industrializou o processo, a guilhotina.

Perder a cabeça agora

é não ter a capacidade de entrar em razão,

perder de vista o bom senso,

situações que sempre estão associadas à violência súbita.

Quantos humanos poderiam afirmar

que nunca perderam a cabeça?

Todos já experimentamos o momento de fúria

que não deseja se conter,

mas que busca se expandir e saciar sua sede de sangue.

Os motivos que conduzem a essa situação

são torpes para quem testemunha o acontecimento,

mas para quem se envolve nele

a experiência tem um quê de mística,

é uma força maior encarnando em seu ser e que o domina,

por isso o sentido figurado de perder a cabeça.

.

Há momentos em que uma sensação estranha invade a alma, uma inefável certeza de que as pessoas mais próximas conspiram para que tudo corra mal; uma dificuldade de compartilhar com elas os bons momentos.

.

As oportunidades surgem e desaparecem rapidamente. Porém, não é necessário aproveitar todas, na maior parte do tempo é melhor atender os assuntos da rotina sem importar-se com o grande caminho desenhado pela ambição.

.

Domine seus pensamentos, não se deixe carregar pela voragem frenética de idéias que só alimentariam a necessidade de tomar certos tipos de atitude que, na prática, produziriam problemas ainda maiores que os atuais.

.

As discussões tendem a degringolar com muita facilidade no momento atual e, por isso, seria sábia evitá-las ou pelo menos se envolver nesse tipo de experiência só depois de ter esgotado outros recursos.

.

Celebrar é algo necessário, já que a maior parte do tempo a alma humana vive soterrada por obrigações nas quais não vê graça nenhuma. Todo dia deve haver um pouco de celebração em nome do divino equilíbrio.

.

Há momentos em que a alma reconhece ser necessário deixar o rio seguir seu curso. Porém, tomada pelo nervosismo se vê tentada a enfiar os pés pelas mãos. Cair nessa tentação não é estritamente necessário.

.

Há momentos em que parece justo reagir com força total, porém, na prática isso não apenas nada solucionaria como também afetaria negativamente sua saúde. Ser humano significa ter capacidade de contenção.

.

O que for impossível de solucionar não merece raiva ou descontentamento, mas sabedoria. Só a sabedoria compreende a ação do tempo, sua influência e inevitabilidade. Só a sabedoria transmuta a raiva em paciência.

.

Testemunhar o descontrole é reconhecer que a beleza se perdeu sob o peso das atitudes bestiais. Quando sua alma for tentada a se descontrolar tente atualizar essa lembrança do desaparecimento da beleza.

.

Reagir nunca será o mesmo que responder. A reação é imediata e impensada enquanto a resposta é elaborada e por isso mais sensata e sábia. As respostas são humanas, as reações não mereceriam ser postas nesse nível.

.

O radicalismo não é sua praia, o que não significa que sua alma esteja livre desse tipo de situação. Agora, por exemplo, é um momento em que a paciência chegou ao limite e algo mais decisivo precisa ser posto em marcha.

.

Neste momento os constrangimentos são enormes e não poderiam ser superados com atitudes simplistas. Correndo o risco de levar desaforo para casa, pense você um pouco mais sobre a maneira de superar a condição.

.

Fonte: Quiroga.

.

Anúncios

~ por arauto do futuro em junho 14, 2011 terça-feira.

Uma resposta to “PERDER A CABEÇA.”

  1. Quem fere o próximo efetivamente não sabe o que faz, porquanto ignora as responsabilidades que assume na LEI de CAUSA e EFEITO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s