CIVILIZAÇÃO?

CIVILIZAÇÃO?

Lua será Vazia das 13h35 até 15h35, horário de Brasília.

Só a confiança

salvará o mundo e colocará nossa humanidade

no caminho de criar uma verdadeira civilização.

O que hoje chamamos de civilização

é uma paródia feita de aparências

que na prática pune a priori todas as formas

de honestidade e solidariedade,

obrigando os cidadãos a provarem sua inocência.

A presunção de inocência é uma fantasia,

em primeiro lugar somos tratados como culpados

e obrigados a provar a honestidade;

e nunca é suficiente,

pois toda vez que temos de fazer um contrato qualquer

temos de pagar preços extorsivos às seguradoras,

que posam de fiadoras de nossa honestidade,

mas que pela sua própria existência

confirmam que somos a priori desonestos.

Francamente, isso não merece ser chamado de civilização.

.

A dispersão parece inevitável neste momento, dada a profusão de possibilidades que se abrem. Porém, apesar da inevitabilidade da dispersão você pode tomar a firme decisão de se concentrar em alguns pontos mais importantes.

.

Será bom ouvir opiniões, especialmente aquelas que forem discordantes. Este é o momento em que você ganhará muito mais questionando sua posição do que afirmando-a teimosamente, evitando qualquer mudança.

.

A desconfiança não garantirá proteção. Pelo contrário, quanto mais desconfiado for o olhar que você lançar aos semelhantes, mais você atrairá situações que corroborarão essa desconfiança. Mude o ponto de vista.

.

De que adianta buscar culpados para as circunstâncias que recaíram sobre sua responsabilidade? Melhor dar conta dessas o mais rapidamente possível e com mestria do que perder tempo buscando culpados inexistentes.

.

Ainda que a perspectiva de ter de resolver inúmeras tarefas de menor calibre não lhe seja agradável, cuide delas antes de qualquer outra coisa, já que isso garantirá um terreno melhor por onde andar no futuro.

.

Deve demorar um pouco para sua mente se acostumar com uma nova perspectiva que se tornou disponível e que sua alma, como boa entidade sensível, já captou. Esse tempo pode causar desconforto, mas é melhor seguir em frente.

.

Abandonar-se ao vaivém não é a melhor postura num momento como o atual. Se as circunstâncias produzem vaivens, tudo bem! Porém, você não é as circunstâncias, você é a alma que deve fazer o melhor com as circunstâncias.

.

O pior que pode acontecer não é o entusiasmo degringolar em imprudência, mas esse ser contido e se perderem oportunidades ótimas de avanço. Melhor frustrar-se por ter tentado do que por nunca ter se atrevido a tentar.

.

Evite cair no conto sedutor de que tudo deva voltar à normalidade. Essa normalidade não protegeria mais você, é necessário aproveitar as circunstâncias para reinventar tudo o mais radicalmente possível.

.

Tentar se convencer de que pode haver uma forma de garantir completamente um assunto de seu interesse é, na prática, uma maneira de iludir-se. Nada pode ser considerado seguro, porque a vida é um profundo mistério.

.

Logo mais surgirão circunstâncias que pressionarão você a abandonar os assuntos que, talvez, você considere mais importantes. Porém, essas circunstâncias precisarão se tornar prioritárias e ser resolvidas.

.

Pense no que for melhor para a maior quantidade possível de pessoas, porque esse é o espírito vigente no momento, o que protege e torna auspiciosos os empreendimentos. Pense mais grupalmente e menos individualmente.

.

.

Fonte: Quiroga.

.

Acompanhe Quiroga diretamente em seu blog  Boletins  Sincronia.

.

.

Anúncios

~ por arauto do futuro em setembro 20, 2011 terça-feira.

2 Respostas to “CIVILIZAÇÃO?”

  1. Concordo que civilização é esta, destroem tudo, poluem, provocando chuvas ácidas, já dizia um filósofo da roça, do interior mesmo iletrado em tudo mas muito sábio, ao saber de aviões,carros – só conhecia o de boi- disse com a sua sabedoria humilde, ¨para que todas estas coisas bobas, estão é mesmo se destruindo, nós aqui na roça não temos preça¨.

  2. Segundo o filósofo Alvin Plantinga:

    a biologia evolucionária se relaciona muito mais com a religião cristã do que com o naturalismo metafísico.

    A final, a humanidade teria realmente uma outra opção evolutiva que não nos trouxesse ao ponto onde estamos?

    Em qual ponto da nossa história houve o tal desvio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s