A ORIGEM DA INSANIDADE.

A ORIGEM DA INSANIDADE.

Hoje em dia, tentar falar de princípios é criar confusão,

quando deveria ser natural todos concordarmos.

Grande parte da tendência inquestionável da atualidade

a respeito de toda verdade ser relativa

se alimenta de os cidadãos terem perdido de vista os princípios,

sem os quais não há civilização.

A ética, a honestidade, a confiança, a dignidade humana,

a soberania dos papéis sociais que todos vamos assumindo

à medida em que nos tornamos adultos,

a própria cidadania, o respeito mútuo;

esses e outros princípios são sacrificados levianamente

quando o preço é bom, parecendo justo e brilhante

que seja assim.

Enquanto isso, a civilização se torna pervertida

e vamos convivendo com um estado crescente de insanidade.

.

A mesma força que parece amarrar você a relacionamentos indesejados e inapropriados é a que servirá para libertar, mas isso dependerá de sua vontade firme e coragem para se esclarecer e aceitar a realidade.

.

A essência da vida consiste em tudo ser sempre maior do que a nossa presença individual entre o céu e a terra. Por isso, erros e acertos cometidos individualmente sempre têm uma dimensão muito maior da que pensamos.

.

O tempo é grande aliado da verdade, porque a reforça ao mesmo tempo de destruir a mentira e inibir a hipocrisia. Neste momento sua alma vê o que para as pessoas próximas não existe. O tempo dirá se essa é uma verdade.

.

A ansiedade faz as pessoas pisar na jaca, porém, ela, que é vício, oculta uma virtude, que é a de pretender conquistar terreno ao longo da vida. A conquista, porém, há de ser graduada de acordo com o mérito.

.

As melhores oportunidades se conquistam através do mérito e não de outra forma. Por isso, ainda que pareça que a sorte sorri melhor aos espertinhos, a falta de mérito desses assina a segura decadência futura.

.

Ainda que tenha absoluta segurança a respeito de suas certezas seria propício questioná-las para ver se suportam uma análise impiedosa. É melhor questionar as certezas do que pagar depois pelos erros de proporção.

.

Ainda que pareça inteligente e moderno relativizar tudo, há coisas que não se sujeitam a esse exercício. É o caso dos valores e princípios. Ou você os defende e reverencia, ou você os ataca e subverte.

.

Aquela perspectiva de alívio parece longe de acontecer, melhor seria que você não contasse com ela, pois na prática significaria deixar de atender o que as limitações atuais indicam ser necessário.

.

Se há uma alma capaz de simplificar o que de tão complicado assusta e angustia, certamente essa alma é a sua. Porém, você deve se munir de boa vontade para fazer ajustes pequenos de forma contínua e sustenida.

.

O temível momento de tomar decisões retorna, mas também retornam as circunstâncias que pareceriam obrigar essas decisões e que, por isso, aliviam a tensão íntima que dá perante a perspectiva de tomar decisões.

.

O que de insano as pessoas fizerem não deve evocar respostas semelhantes de você. Pelo contrário, quanto mais insanas forem as atitudes tomadas por elas mais você deve enfatizar a sabedoria, olhando a longo prazo.

.

.

Fonte: Quiroga.

.

Acompanhe Quiroga diretamente em seu blog  Boletins  Sincronia.

.

.

Anúncios

~ por arauto do futuro em setembro 27, 2011 terça-feira.

Uma resposta to “A ORIGEM DA INSANIDADE.”

  1. A insanidade é algo que atua na mente das pessoas, ignoram que existe uma vida para ser vivida e compartilhar com outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s