A GRANDE MENTIRA.
A GRANDE MENTIRA.
Que a mentira tem pernas curtas, isso todo mundo sabe.
O que não é tão notório assim
é que a mentira acabou sendo tão esperta
que para continuar oculta,
apesar de escancarada e disseminada,
nossa humanidade se acostumou a imaginar
que a realidade seria anã, de pernas curtas.
Assim a mentira continua em pleno exercício,
de pernas curtas, escancarada,
mas nossa humanidade anestesiada em relação a isso,
continuamente convencida de que
tem preocupações maiores e melhores
do que quebrar os muros de seu cativeiro.
Apesar de todo o esforço para desintegrar o nazismo,
este continua vivo através da disseminação de
A Grande Mentira,
a repetição constante de ilusões para que nossa humanidade
se anestesie e aceite tudo sem pestanejar.
E você, que talvez pensava
que nos tínhamos livrado do nazismo!
.
Cuide para não polemizar sobre assuntos simples, pois isso faria você perder tempo e vitalidade. Você não precisa apontar todos os erros que acontecerem, deixe passar, certamente esses se consertarão por si sós.
.
Um pouco de bom humor servirá para desbaratar o excesso de severidade com que sua alma estava tratando assuntos banais. Por isso, tome cuidado para não reagir ao bom humor como se esse fosse uma agressão.
.
Pensar o pior parece ser um exercício normal da mente humana. Porém, raras vezes esses pensamentos se realizam, são apenas produto de um pessimismo que nem sequer é assumido, pois ninguém quer falar de si como pessimista.
.
A ansiedade é uma eficiente sedutora, conhece os labirintos de sua mente mediante os quais você perde a presença de espírito, se atemoriza e se lança a tomar atitudes fora da hora e nos lugares errados.
.
Ter de lutar constantemente para preservar o que de toda forma seria seu é uma perda de tempo. Porém, as coisas andam assim de estranhas, parece que a noção de limites e respeito à propriedade se desintegraram.
.
Um pouco de teimosia sempre será benéfica, mas a dose certa dessa será sempre difícil de acertar. Um pouco a mais ou a menos de teimosia e o resultado não seria nada benéfico. Como você conheceria a dose certa?
.
Saiba que muita coisa poderá se resolver sem sua intervenção direta, a qual neste momento só bagunçaria tudo ainda mais. Por isso, apesar do impulso, tente se conter, pois o tempo está ao seu favor.
.
No futuro tudo poderá ser diferente e o será. Porém, no momento será melhor você dar conta das tarefas da mesma forma de sempre, usando a imaginação para criar o futuro, mas não para evitar o presente.
.
Seu esforço pode ser útil e eficiente para mostrar o caminho da água a uma pessoa sedenta. Porém, nada do que você fizer ou disser seria eficiente para fazer com que essa pessoa beba a água. Só se ela quiser.
.
As negociações em andamento beiram o impasse, de tantas reclamações e exigências que foram envolvidas. Porém, é necessário persistir, porque o impasse não interessa a ninguém, é uma condição passageira.
.
Ainda que doer, prefira a verdade, pois sobre essa você poderá desenvolver força de vontade suficiente para mudar o rumo das coisas. Se por acaso evitar a verdade, não terá outra saída a não ser a que pareça inevitável.
.
As pessoas não poderiam discordar entre si senão houvesse uma sintonia entre elas. Parece que a discordância fosse falta de sintonia, mas não é, pois senão houvesse sintonia elas nem perceberiam a presença das outras.
.
.
Fonte: Quiroga.
.
Acompanhe Quiroga diretamente em seu blog Boletins Sincronia.
.