ANIMA MUNDI
.
Anima mundi
.
Toda e qualquer sensação
de isolamento é fantasiosa,
aqui na Terra a solidão
é impossível para
nossa humanidade.
O tempo inteiro nossas
mentes e sentimentos
estão conectados
através de uma dimensão
que outrora foi chamada
de “anima mundi”, que
é o somatório dos pensamentos,
palavras e ações que
circulam constantemente
pelo mundo, e que
foram produzidos
por nós mesmos.
Esse “nós mesmos”
não é necessariamente
uma experiência
em particular, mas
fazer parte da mesma
espécie que nos glorifica
ou envergonha através
dos exemplos particulares.
Explicar isso com detalhes
seria inútil, é um fato
que se comprova
através das sensações e
pensamentos que nos ocorrem
sem que necessariamente cada
um de nós os tenha produzido.
.
Pequenos assuntos precisam continuar assim, pequenos. Quando a alma está desorientada e ao mesmo tempo acometida por sensações desconcertantes, ela tende a aumentar a proporção dos acontecimentos desmedidamente.
.
As palavras duras devem se circunscrever às situações que as comportem, porque de outra maneira perderiam sua eficiência. Essas palavras duras devem ser pontuais e eventuais, nunca habituais. Observe melhor.
.
Diante de circunstâncias complexas é legítimo tomar atitudes que em outros tempos pareceriam excessivas. Cada coisa em seu devido lugar e um lugar devido para cada coisa, assim é feito o destino, com reciprocidade.
.
Todos criticam, enquanto isso, só você está com as mangas arregaçadas fazendo algo para melhorar a situação. Esse é um panorama recorrente, mas que agora adquire uma tonalidade injusta que precisa ser avaliada.
.
As informações que circulam precisam ser comprovadas, pois se forem verdadeiras serão motivo de atitudes para lá de firmes. No mínimo, essas atitudes não serão populares, pois interferem em vínculos importantes.
.
O desequilíbrio entre o que você sabe e o que você faz com o que você sabe é o ponto que precisa ser mais trabalhado, pois se continuar assim criará condições desfavoráveis para o seu caminho. Saber e fazer.
.
Medidas extremas em períodos de exceção não constituem nada além da normalidade. Por isso, mesmo que haja uma dose de adrenalina envolvida que pareça insuportável, tudo que está em andamento é temporário.
.
Os acordos podem tranquilamente degringo-lar em desacordos, pois não apenas as circunstâncias andam tumultuadas como também as pessoas envolvidas, carentes de princípios, podem enlouquecer sem prévio aviso.
.
As condições que o mundo oferece não são leves nem divertidas, mas você pode navegar por elas com destreza e torná-las muito melhores. Dessa forma você provará a si que não é mero produto de circunstâncias.
.
Independentemente das condições adversas ou favoráveis, tenha certeza de que você acabará fazendo tudo que lhe der na telha. Por isso, para que perder tempo com dilemas se a alma já conhece o fim da história?
.
Há tantas ideias circulando que a alma corre o risco de experimentar congestão, o que paralisaria todo movimento por excesso de opções. Para superar esse perigo, o melhor será arregaçar as mangas e experimentar.
.
As reclamações que você ouve não devem ser desvalorizadas pelo enfado que causarem em sua alma. Supere essa reação o mais rapidamente possível e aceite as reclamações como oportunidades de fazer algumas correções.
.
.