A IGNORÂNCIA
.
A ignorância
.
A ignorância humana
não é resultado de carência
de estudo, de alimentação ou
de recursos financeiros;
a ignorância humana é
resultado de excesso de
convencimentos e do enraizamento
de opiniões equivocadas, que
pela sua constante repetição
se transformam em meias verdades,
a outra metade sendo preenchida
pela preguiça de se aprofundar nos
temas e experiências. Pois bem,
ainda que essa ignorância tenha sido
exaltada e entronada no lugar
da sabedoria, um dia qualquer, infalível,
cada ser humano se vê obrigado a
se confrontar com a teimosa
e fiel imagem de si mesmo
no espelho de sua própria alma.
Nesse momento não haverá
argumentação ou justificativa,
apenas o silêncio gritante do
“si mesmo”, da eventual coragem
de viver a verdade que destaca
a constante covardia do
“deixar para lá”.
.
O susto inicial que dará verificar o tamanho do desafio que sua própria alma terá proposto, sem haver margem para recuo, logo será substituído pelo espírito entusiasta da aventura. Os resultados serão imprevisíveis.
.
Ainda que o caminho se torne mais complicado por ter de compartilhá-lo com outras pessoas, somente assim, por meio da congregação de forças, você conseguirá chegar aonde seria impossível contando apenas com os seus recursos.
.
Um dia virá em que a telepatia será uma prática constante e natural na espécie humana, mas ainda falta muito para isso, mesmo as pessoas telepáticas da atualidade confundem alhos com bugalhos. Compartilhe com gestos.
.
Normalmente, sua alma preferiria mostrar serviço e ser discreta, mas este é um momento especial, que pode ser aproveitado para fazer uma justa divulgação do seu empenho e esforço, chamando a atenção para isso.
.
Normalmente as conversas são estéreis, cheias de promessas vazias e vãs. Porém, esse não é o caso da atualidade, no qual as conversas normais podem eventualmente resultar em decisões concretas e em avanço.
.
Justifique seus atos somente quando for necessário, e observe que a necessidade apenas poderia advir de as pessoas requererem explicações de você. Por isso, não se ofenda com isso, faça apenas o necessário.
.
Demonstre seu conhecimento, você perceberá que seu desempenho é bom e que a insegurança fica toda oculta na vida interior, sem ninguém percebê-la. Amordace essa insegurança, no momento atual ela não tem nada a acrescentar.
.
Que se danem as circunstâncias, se não forem propícias aos seus intuitos! Quando você acordar com a alma com plena disposição de fazer o que lhe der na telha em nome do progresso, que razão haveria para evitar o impulso?
.
A generosidade atrai riqueza, mas também um monte de gente que pede ajuda sem realmente precisá-la. Por isso, à generosidade agregue uma pitadinha de bom senso. Assim as coisas acabarão acontecendo com mais sabedoria.
.
Há emoções que seria propício manifestar, e há outras que deveriam ser ocultas. Esse é um trabalho para o discernimento, uma faculdade mental que nossa humanidade deveria ter sempre em bom funcionamento.
.
A satisfação que resulta de uma obra realizada com perfeição não tem preço, é algo que nutre a alma com a certeza de ela ser capaz disso e de muito mais, a experiência alarga os horizontes e propõe desafios maiores.
.
Da conversa à prática há a distância da força de vontade, mas talvez a afirmação seja simplista demais para descrever tudo que está envolvido. Talvez a demora pareça inútil, mas o tempo sempre é tido como grande Mestre.
.
.