OO PENSADORES

.

Os pensadores

.

Quanto mais pensadores houver em

nossa humanidade,

mais rápido será

o esclarecimento e

a consequente libertação

da ignorância,

que não é feita de carência

de estudo ou de nutrientes,

mas de excesso de

convencimentos equivocados.

Há excesso de opiniões,

há opinadores profissionais,

são aqueles que

nunca vão além

de seus preconceitos

e reduzem

a realidade a esses,

promovendo confrontos

motivados

por uma raiva incontida,

pois nessas condições

nunca haverá possibilidade

de desenvolver diálogos,

apenas acusações.

Os pensadores

não emitem opiniões,

formulam ideias

e as modificam

e lapidam através

de diálogos

mediante os quais

ampliam

a rede de conexões.

Essas ideias,

quando realizadas,

promovem bem-estar

à maior quantidade

possível de gente.

.

Os melhores conselhos nem sempre provêm das pessoas importantes. Às vezes esses conselhos podem nem sequer ser endereçados diretamente a você, mas feitos na forma de comentários sem intenção nenhuma.

.

Nada é o que parece, essa é a regra geral. Porém, há momentos em que as coisas são mesmo o que parecem, o que requer uma postura sábia da parte de quem pretende entender a realidade, para que a percepção não seja desvalorizada.

.

É absolutamente possível envolver-se nas tarefas cotidianas sem perder de vista os grandes sonhos. É só você se convencer de que cada pequeno passo, cada pequena tarefa aproximará você do glorioso resultado.

.

Melhor você se acostumar com as maledicências, pois se sair por aí enfrentando todas, só conseguirá fortalecer o que gostaria de destruir. Melhor você deixar essas maledicências se desintegrarem por si mesmas.

.

Cuide para não se perder em justificativas que nada explicariam e tudo complicariam. Você não precisa reinventar a roda, você pode muito bem aproveitar o que já está em andamento, sem grandes complicações.

.

Formule desejos, mas faça isso com clareza, sem necessitar justificar a si a razão de formulá-los. Afinal, desejos são desejos, forças em si mesmas que não precisam de justificativas, mas de clareza de perspectivas.

.

Envolva o seu coração nas tarefas cotidianas. Essa é uma atitude tão rara que beira a esquisitice, mas se você a experimentar logo perceberá quanto se ganha através dela. Ganha-se fervor e a firme vontade de progredir.

.

É impossível convencer alguém de algo para o qual essa pessoa não quer ser convencida. É desperdício de energia se envolver em discussões infrutíferas, nas quais as pessoas apenas falam e nada escutam. Saia dessa!

.

Reconheça os seus defeitos, mas você não precisa confessá-los a ninguém, apenas ter consciência deles e saber em que momentos atrapalham o que você gostaria que acontecesse, mas que não acontece por obra dos defeitos.

.

Que as pessoas se confundam não significa que você deva esclarecê-las. Acontece que a voragem da confusão pode ser tão grande que acabe engolindo você também, com toda a sua boa vontade de esclarecer.

.

Coisas são ditas despercebidamente, mas que provocam reações inusitadas e de grande impacto. Se tudo foi dito despercebidamente, não teria havido como se precaver, mas é possível consertar com pedido de desculpas.

.

Há coisas que não precisam de maiores explicações, um gesto é suficiente para conhecê-las. Essa percepção denota profundidade e capacidade de fazer contato por uma empatia que, se desenvolvida, vira telepatia.

.
.
Anúncios

~ por arauto do futuro em outubro 29, 2012 segunda-feira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s